1974: a maior enchente do século XX

O Arquivo Histórico Municipal, realizado pela Fundação Municipal de Cultura (FMC), trouxe à tona a enchente de 1974. Considerada a enchente do século XX em Tubarão, a catástrofe aconteceu no dia 22 de março de 1974, aumentando significativamente o volume dos rios e alagando as áreas mais baixas da cidade.

No domingo, dia 24 de março de 1974, os bairros continuavam alagados, porém o nível do rio Tubarão estava estabilizado. Ao final daquela tarde a tempestade retornou, inundando até mesmo as áreas pouco alagadas. Inúmeros tubaronenses subiram para os telhados de suas residências, outros foram tragados com suas casas pelo forte volume de água. Sem energia elétrica e sem contato telefônico, no dia 25 de março de 1974 Tubarão amanheceu ilhada, e as chuvas caíam de forma intensa.

Um helicóptero realizava os trabalhos de resgate, sobrevoando as casas cujos tetos já se encontravam cobertos pelas águas. Foram 199 corpos identificados, porém devido a tecnologia precária da época, não há o descarte de que mais mortes tenham ocorrido.

Os relatos expostos ao cidadão tubaronense e as fotos disponíveis são fruto do competente trabalho das pesquisadoras Ana Pereira Silvério e Márcia Ingracio, do Arquivo Histórico Municipal Amadio Vettoretti.

Compartilhar nas Redes Sociais

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais