A Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), por meio da Delegacia de Repressão às Drogas (DRD/DEIC) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), pelo Seint da Superintendência Regional de Santa Catarina, realizaram trabalho conjunto de combate ao narcotráfico nos últimos três meses, culminando na operação policial desta terça-feira, 03.
Denominada operação “Genesis”, a ação ocorreu simultaneamente em Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí, Navegantes, Joinville, Foz do Iguaçu (PR) e Sarandi (PR). Foram realizadas oito prisões (sete prisões preventivas e uma prisão em flagrante) e cumpridos 15 mandados de busca e apreensão nos Estados de Santa Catarina e Paraná. Ainda foram apreendidas quatro armas de fogo, além de uniformes da polícia e uma viatura descaracterizada falsa em posse dos investigados.
As investigações identificaram o transporte interestadual de aproximadamente 1,5 tonelada de drogas, em apenas três meses, pela associação para o tráfico. No decorrer da investigação, foram identificadas outras viagens do grupo criminoso, bem como os batedores, motoristas/mulas e negociadores das cargas.
A operação policial dessa terça-feira, 3, resultou, além do cumprimento das prisões cautelares, em uma prisão em flagrante por posse irregular de arma de fogo. Foram apreendidas quatro armas de fogo em diferentes alvos e sequestrados veículos da quadrilha.
Por fim, em um dos endereços, foram encontradas camisetas da Polícia Civil, arma de fogo e viatura descaraterizada falsa utilizada por criminosos associados à quadrilha.
A operação policial contou com o apoio de demais unidades especializadas da DEIC (DRAS, DRACO, DLAV, DFRC, LAB, DCAC, DD, DRCI, DFRV e DECAP), do Departamento de Investigações Criminais – DIC de Itajaí, da Delegacia de Polícia da Comarca de Navegantes, Seint da PRF/SC, bem como dos DENARCs de Foz do Iguaçu, de Cascavel e de Maringá da Polícia Civil do Paraná.