O presidente da CAE (Comissāo de Assuntos Econômicos), senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), disse que a confirmaçāo da data ainda depende de Rodrigo Pacheco; Jaques Wagner será o relator
O presidente da CAE (Comissāo de Assuntos Econômicos), senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), disse nesta 3ª feira (3.set.2024) que pretende realizar a sabatina de Gabriel Galípolo, indicado pelo governo para presidir o BC (Banco Central), no dia 17 de setembro. Contudo, que ainda depende da confirmaçāo do presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). A conversa entre os 2 deverá ocorrer ainda nesta 3ª.
Vanderlan se reuniu com Galípolo no gabinete do líder do PSD no Senado, Otto Alencar (PSD-BA). O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) também estava presente.
A data prevista por Vanderlan esbarra no período de silêncio dos diretores do BC, quando não podem comentar sobre a política monetária. A próxima reuniāo do Copom (Comitê de Política Monetária) será realizada no dia 17. O período de silêncio de Galípolo, portanto, vai do dia 11 até 24 de setembro.
A relatoria da sabatina está entre Jaques Wagner (PT-BA) e Angelo Coronel (PSD-BA). A definição do nome será decidida entre os 2, disse Vanderlan, ao Poder360. De acordo com Otto Alencar, Coronel abriu māo da relatoria para nāo ficar tudo concentrado na māo do PSD (Partido Social Democrático).
Na 2ª feira (2.set), o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, cravou o nome de Jaques Wagner como relator. O Senado, porém, viu a investida como “ingerência“. Ao Poder360, fontes disseram que o relator pode até ser o petista, mas nāo por causa de Padilha.
“Foi uma interferência indevida. Quem indica a relatoria é o presidente da CAE“, afirmou Otto.
CORREÇÃO
3.set.2024 (11h31) – diferentemente do que havia sido publicado neste post, a data indicada pelo senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) para a sabatina de Gabriel Galípolo – indicado pelo governo à presidência do BC– na CAE (Comissāo de Assuntos Econômicos) é 17 de setembro, e não 17 de outubro. O texto acima foi corrigido e atualizado.