Presidente esteve com Antonio Brito em evento do Itamaraty; petista já havia se reunido com ele em agosto
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou nesta 2ª feira (16.set.2024) com o candidato à Presidência da Câmara Antonio Brito (PSD-BA), apoiado pelo presidente do PSD, Gilberto Kassab. O encontro foi durante evento no Palácio do Itamaraty para comemorar o Dia do Diplomata.
O encontro foi registrado por Brito em seu perfil no Instagram. Também está nas fotos o senador Omar Aziz (PSD-AM).
Brito tenta viabilizar sua candidatura na disputa para a sucessão de Arthur Lira (PP-AL) ao comando da Câmara. Ele tentava conseguir o apoio de Lira, mas o presidente da Casa afirmou a líderes que apoiará Hugo Motta (Republicanos-PB).
Os postulantes ao comando da Câmara têm procurado Lula. Brito, por exemplo, esteve com o petista em agosto.
Brito esteve na semana passada com Elmar Nascimento (União Brasil-BA), numa tentativa de desidratar a candidatura de Motta.
“Quando trabalhamos juntos, conseguimos ir mais longe. Unidos por algo maior: o compromisso de construir um Brasil onde o diálogo e o entendimento fazem a diferença”, disse Elmar em texto publicado em seu perfil no Instagram.
Reviravolta na disputa
Elmar Nascimento era considerado o favorito para suceder Lira até duas semanas atrás. Desde o início do ano, o presidente da Câmara vinha trabalhando nos bastidores para emplacar o nome do congressista, de quem é amigo próximo.
Contudo, um movimento estratégico do presidente do Republicanos, Marcos Pereira (Republicanos-SP), de se retirar da disputa para emplacar um nome com menos resistência –o do líder Hugo Motta– embaralhou a disputa.
Pereira desfruta de bom trânsito com o presidente Lula. Porém, enfrenta a resistência de Jair Bolsonaro (PL), a quem já fez críticas públicas, e, portanto, do PL (maior bancada da Câmara). Ciente do cenário, abriu mão da candidatura para ser o fiador do seu correligionário.
Já Elmar Nascimento tem a oposição do PT da Bahia e de deputados que o consideram “ríspido” no trato do dia a dia. Lira tentou angariar apoio ao líder do União Brasil, mas não obteve sucesso.
Na contramão, Hugo Motta mantém uma boa relação com a maioria dos líderes partidários da Câmara e ganhou ainda mais força depois de Lula dar aval a sua candidatura.