Lula se encontra com candidato de Kassab ao comando da Câmara

Antonio Brito tem se aproximado de Elmar Nascimento (União Brasil) contra Hugo Motta (Republicanos)

Presidente esteve com Antonio Brito em evento do Itamaraty; petista já havia se reunido com ele em agosto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou nesta 2ª feira (16.set.2024) com o candidato à Presidência da Câmara Antonio Brito (PSD-BA), apoiado pelo presidente do PSD, Gilberto Kassab. O encontro foi durante evento no Palácio do Itamaraty para comemorar o Dia do Diplomata. 

O encontro foi registrado por Brito em seu perfil no Instagram. Também está nas fotos o senador Omar Aziz (PSD-AM).

Brito tenta viabilizar sua candidatura na disputa para a sucessão de Arthur Lira (PP-AL) ao comando da Câmara. Ele tentava conseguir o apoio de Lira, mas o presidente da Casa afirmou a líderes que apoiará Hugo Motta (Republicanos-PB).

Os postulantes ao comando da Câmara têm procurado Lula. Brito, por exemplo, esteve com o petista em agosto.

Brito esteve na semana passada com Elmar Nascimento (União Brasil-BA), numa tentativa de desidratar a candidatura de Motta.

“Quando trabalhamos juntos, conseguimos ir mais longe. Unidos por algo maior: o compromisso de construir um Brasil onde o diálogo e o entendimento fazem a diferença”, disse Elmar em texto publicado em seu perfil no Instagram.

Reviravolta na disputa

Elmar Nascimento era considerado o favorito para suceder Lira até duas semanas atrás. Desde o início do ano, o presidente da Câmara vinha trabalhando nos bastidores para emplacar o nome do congressista, de quem é amigo próximo.

Contudo, um movimento estratégico do presidente do Republicanos, Marcos Pereira (Republicanos-SP), de se retirar da disputa para emplacar um nome com menos resistência –o do líder Hugo Motta– embaralhou a disputa. 

Pereira desfruta de bom trânsito com o presidente Lula. Porém, enfrenta a resistência de Jair Bolsonaro (PL), a quem já fez críticas públicas, e, portanto, do PL (maior bancada da Câmara). Ciente do cenário, abriu mão da candidatura para ser o fiador do seu correligionário. 

Já Elmar Nascimento tem a oposição do PT da Bahia e de deputados que o consideram “ríspido” no trato do dia a dia. Lira tentou angariar apoio ao líder do União Brasil, mas não obteve sucesso.

Na contramão, Hugo Motta mantém uma boa relação com a maioria dos líderes partidários da Câmara e ganhou ainda mais força depois de Lula dar aval a sua candidatura

Fonte: Poder 360

Compartilhar nas Redes Sociais

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais