A revisão do celibato na Igreja Católica e o pedido de paz

papa francisco

O Papa Francisco chegou a dez anos de pontificado nesta segunda-feira (13) e com ele um legado de humanidade. Família, educação, ecologia, cristãos leigos, o combate aos abusos na Igreja foram pautas que permearam a década do pontífice.

Na última sexta-feira (10) o sacerdote declarou que o celibato poderá ser revisto e discutido pela Igreja. O pontífice disse que são necessários avanços porque o “machismo é ruim”. “Às vezes, o celibato pode levar ao machismo. Um padre que não sabe trabalhar com mulher tem alguma falta e não tem maturidade. O Vaticano era muito machista, mas faz parte da cultura, não é culpa de ninguém. Sempre foi assim”.

Ainda em entrevista para uma rede argentina o Santo Padre revelou que não esperava que ele, “um bispo que veio do fim do mundo”, fosse o Papa que guiaria a Igreja universal no tempo da “Terceira Guerra Mundial”. “Eu pensava que a Síria era uma coisa singular, depois vieram os outros”, revelou. “Sofro muito ao ver os mortos, jovens – sejam russos ou ucranianos, não me importa – pois eles não voltarão. É difícil”, prosseguiu. Jorge Mario Bergoglio não tem dúvidas, portanto, sobre o que pedir ao mundo como um presente para este importante aniversário: “Paz, precisamos de paz”.

Assim, três palavras que correspondem aos “três sonhos” do Papa para a Igreja, para o mundo, para aqueles que governam o mundo e para a humanidade: fraternidade, lágrimas, sorriso…

Compartilhar nas Redes Sociais

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais