O presidente da entidade, Isaac Sidney, também afirma que Campos Neto conduz de “forma serena e institucional” a transição no comando da autarquia
O presidente da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Isaac Sidney, elogiou nesta 3ª feira (8.out.2024) a aprovação no Senado do economista Gabriel Galípolo, 42 anos, como o novo presidente do BC (Banco Central). Foram 66 votos favoráveis e 5 contrários no plenário da Casa. A votação foi secreta.
Sidney disse ver “como muito promissor” o mandato de Galípolo à frente do BC e desejou “sucesso” a ele na condução da autarquia. O presidente da entidade que representa os bancos também afirmou que o atual chefe da autoridade monetária, Roberto Campos Neto, conduz a transição de “forma serena e institucional”.
Mais cedo, Galípolo já havia sido sabatinado e aprovado por unanimidade na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos). Ele é diretor de Política Monetária do BC e assume a presidência da autarquia a partir de 1º de janeiro de 2025.
Ficará no cargo por 4 anos e poderá ser reconduzido a um novo mandato a partir de 2029. Gabiel Galípolo foi escolhido pelo presidente Luiz inácio Lula da Silva (PT) para substituir Roberto Campos Neto, o 1º presidente do BC autônomo e que tem sido alvo de críticas do petista e de aliados.
Campos Neto chegou ao cargo a partir de indicação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Eis a íntegra da nota da Febraban:
“Em nome dos bancos associados, saúdo a aprovação célere e tranquila pelo Senado Federal do nome de Gabriel Galípolo para exercer a presidência do Banco Central a partir de janeiro de 2025.
“Cumprimento ainda o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e todos os senadores pela condução do processo de sabatina e aprovação naquela casa.
“Reiteramos que vemos como muito promissor o futuro mandato à frente da autoridade monetária, desejando sucesso a Gabriel Galípolo como novo presidente daquela instituição.
“Aproveito para registrar a forma serena e institucional com que Roberto Campos Neto vem conduzindo a transição no Banco Central.
“Isaac Sidney
“Presidente da Febraban”