A federação entre o União Brasil e o Progressistas não se concretizou, pois, os entraves regionais impediram a progressão. O União Brasil, que surgiu da fusão entre o PSL e DEM, ainda enfrenta divergências internas, porém o PP teria enfrentado a não-aliança junto a alguns líderes estaduais. Em Santa Catarina Gean Loureiro, ex-prefeito de Floripa, e candidato derrotado nas eleições para Governador do ano passado, estaria no mesmo palanque que o senador Esperidião Amin, candidato, também derrotado, ao Governo de SC no ano de 2022.
Já O PDT, em reunião da Executiva Nacional Ampliada, decidiu analisar o assunto com mais profundidade antes da tomada de decisão. O assunto sobre a Federação PDT, PSB e Solidariedade será discutida entre os diretórios municipais e estaduais das respectivas legendas.
Todavia, não paramos por aí, presidentes dos quatro partidos que apoiaram a candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS) à Presidência se reuniram na última quarta-feira (19), em Brasília. No encontro, realizado no apartamento da presidenta do Podemos, Renata Abreu, foi tratada a formação de uma federação das quatro siglas. Participaram Baleia Rossi, do MDB, Bruno Araújo, do PSDB, e Roberto Freire, do Cidadania. Os partidos negociam a criação de uma federação ou, com menos chances de acontecer, uma fusão. Caso a negociação avance, a nova agremiação teria a maior bancada do Senado, com 21 senadores, e uma das maiores da Câmara.