Iniciativa destina R$ 500 milhões para crédito e renegociação de dívidas, beneficiando inscritos no CadÚnico e MEIs
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta 6ª feira (18.out.2024) o programa “Acredita No Primeiro Passo”, que fornece crédito a famílias vulneráveis inscritas no CadÚnico (Cadastro único) e facilita renegociações de débitos. Ele estava acompanhado pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), e pelos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social) e Márcio França (Empreendedorismo).
“O dinheiro não pode ficar concentrado na mão de poucos. O dinheiro tem de circular“, afirmou o presidente durante o encontro, realizado no Allianz Parque, em São Paulo.
Assista ao evento (1h55min):
O presidente sancionou a lei em 18 de setembro. Na prática, a lei dará continuidade ao programa de crédito e renegociação de dívidas para pequenos empreendedores. O texto substitui a MP 1.213 de 2024, editada pelo governo em 22 de abril, que perdeu a validade em 21 de agosto. Desde a data, o programa está suspenso.
O programa terá 4 eixos: Acredita no 1º passo (microcrédito para CadÚnico), Acredita no seu negócio (Desenrola Pequenos Negócios e ProCred360), Acredita no crédito imobiliário e Acredita no Brasil sustentável.
O “Acredita” conta com R$ 500 milhões do FGO (Fundo Garantidor de Operações) do programa Desenrola. Para acessar o empréstimo, inscritos no CadÚnico podem se formalizar como MEI sem perder o Bolsa Família.
Leia mais: