A cantora Iza deu à luz sua primeira filha, Nala, no último domingo, 13. A pequena é fruto do relacionamento da artista com o jogador de futebol Yuri Lima. O nascimento da menina foi anunciada pelos pais compartilhando uma foto que mostra a mão da bebê, e logo a imagem viralizou. Quem assina o registro delicado dos primeiros minutos de vida da bebê é Carol Caminha, fotógrafa que acompanha Iza desde 2019.
Acostumada a clicar a cantora no palco, essa foi uma experiência quase inédita para Carol, que só tinha feito fotos dos partos de sua irmã, quando seus dois sobrinhos nasceram. A repercussão foi positiva, e em apenas um dia, ela ganhou mais de 6 mil seguidores em seu perfil no Instagram.
A relação profissional com Iza se tornou uma grande amizade. Carol e a cantora carioca estavam sempre juntas na estrada, no Brasil e em shows internacionais. “Desde o começo a gente sempre foi muito profissional, mas naturalmente, com o convívio, a gente foi realmente estabelecendo a amizade”. Não demorou para Iza conhecer os familiares de Carol, que vivem em Brasília, e logo ela já estava até frequentando os almoços na casa da família.
“Ela é muito querida pela minha família. Ela recebe com o maior carinho, todos eles no camarim e tudo. Então, naturalmente, nossa relação, no decorrer desses anos, foi ficando mais estreita e também mais pessoal”, conta a fotógrafa.
Convite para fotografar o parto
Devido à gravidez de Iza e a pausa nos shows, Carol decidiu tocar projetos fora do Brasil. Mas antes, atendeu ao pedido da cantora para que fotografasse o parto de Nala.
“Um belo dia, há uns dois meses, chega um áudio dela falando: ‘Eu queria muito que você fotografasse o parto da Nala, eu acho que você nem vai estar no Brasil. Mas, queria te falar que se não for você, eu simplesmente não vou ter fotógrafo no meu parto. Você é a única pessoa no mundo que eu imagino lá registrando esse momento. Se você não puder, eu não vou ter as fotos de parto. Queria muito que fosse você’. E aí, obviamente, quando eu ouvi, eu fiquei muito emocionada, impactada. Não estava esperando, fiquei muito lisonjeada”, relembra.
Carol diz que se sentiu emocionada, principalmente, porque não trabalha com fotos de parto, já que seu foco é registrar shows e espetáculos. Ela revela que esperava que Iza fosse contratar fotógrafos especializados em partos e em famosos para fazer os registros: “Falei para ela que eu ainda estaria no Brasil, e faria com a maior felicidade e maior honra do mundo.”
Quando o mês de outubro chegou, a expectativa só aumentou para a chegada de Nala ao mundo. “Eu moro em São Paulo e ela mora do Rio. Então, já tava combinado que a gente ia ficar ligado nos sinais da Nala para que eu soubesse quando eu podia me deslocar até o Rio e ficar esperando o nascimento.”
Preparação para o grande dia
A fotógrafa viajou na segunda-feira, dia 7 de outubro, para o Rio e ficou a postos para o momento em que a cantora entrasse em trabalho de parto.
“Eu já não dormia com o celular no silencioso, estava sempre de olho em qualquer chamada dela, ou da mãe dela. Então eu fiquei naquele esquema de plantão, me sentindo uma médica, a ser chamada a qualquer momento [risos]”, conta.
Quando chegou o dia, Carol ficou ao lado de Iza o tempo todo, e no momento do parto, que foi por cesárea, tudo aconteceu muito rápido. A fotógrafa precisou ser ágil para registrar cada passo, observar a luz mais favorável e o posicionamento, tudo sem perder a sensibilidade de um momento tão único para a mãe. “Foi super rápido, como previsto, e foi maravilhoso”.
Repercussão na web
Pouco tempo depois, as fotos foram entregues e publicadas nas redes sociais de Iza. A foto que mostra a mãozinha de Nala ganhou um significado especial para a fotógrafa. “A gente pensou em fazer detalhes da Nala. Fotos fechadas da orelhinha, topinho da cabeça, boquinha, narizinho, mãozinha… Quando fiz aquela foto da mão, eu já achei muito fofa”.
“Para mim, ficou parecendo a patinha da Nala, mesmo. Eu sou muito fã da Disney e pirei, primeiro, quando a Iza dublou o primeiro filme. E pirei muito quando ela me falou que o nome da filha seria Nala. Então naquela mãozinha, eu vi a patinha da Nala também”, diz.
Iza decidiu que aquela seria a foto do anúncio do nascimento da filha. Logo, a repercussão chegou até Carol, que viu o registro circular pelas redes sociais e portais de notícias com alegria. “Vi o número de seguidores aumentando muito, ganhei uns seis mil seguidores em um dia. Achei muito engraçado e muito fofo também. Vi alguns comentários falando da força da foto, que parece que ela está dando oi para o mundo, foi muito legal”.
Ainda que fotografar os shows de Iza seja especial, a oportunidade de registrar o parto foi única para Carol. “Nada vai chegar perto de tudo que a gente viveu na última semana. Todas as emoções da espera, da chegada dela, passar horas olhando para ela e descobrindo tudo que ela tem, os sinais na pele, com quem se parece… É muito legal ver uma amiga, uma pessoa que você ama se tornar mãe, é tudo muito mágico”.