Fotos: Divulgação / CBMSC
Seguindo o compromisso de estar cada vez mais próximo da comunidade, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou, nesta quarta-feira, 23, em Navegantes, a inauguração de um novo quartel e a entrega de uma nova ambulância. O estado conta atualmente com 168 quartéis em todas as regiões.
A nova estrutura substitui o antigo quartel, que havia sido instalado de forma provisória. Agora, com um espaço mais moderno e adequado, será possível qualificar ainda mais os atendimentos, como afirma o major João Moura, comandante da companhia de Navegantes: “Desde 2009, o Corpo de Bombeiros Militar contava com dois quartéis na cidade de Navegantes. Porém, o quartel do bairro Gravatá sempre foi improvisado, funcionando em uma residência cedida por um proprietário local. Agora, com este novo quartel, temos uma estrutura adequada para o funcionamento do serviço de bombeiro, que vai atender às necessidades dos bombeiros e da comunidade”, explica.
O investimento total foi de R$ 1.045.408,08, com recursos do CBMSC e de emenda parlamentar da deputada estadual Paulinha. São 385 metros quadrados de área, com uma estrutura moderna que inclui sala de operações, alojamentos masculino e feminino, vestiário, reserva náutica, almoxarifado para a atividade de salvamento aquático, sala de assepsia de materiais e sala para equipamentos de Atendimento Pré-Hospitalar. A estrutura também conta com sistema de alarme e videomonitoramento, sistema de som e cisterna para reaproveitamento de águas pluviais.
A nova ambulância será utilizada nos atendimentos pré-hospitalares realizados pelos bombeiros na região. Além da inauguração do novo espaço, que contou com a presença do secretário de Segurança Pública do Estado, Rogério Pereira Graff, e do comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano Bastos das Neves, o evento também incluiu o ato de passagem do 2º Sargento Anderson Luiz Furtado para a reserva remunerada. Houve também um momento de agradecimento, com a entrega do Título Honorífico Amigo do CBMSC a José Carlos Santos Leal, que, em 2009, cedeu sua propriedade para a instalação do antigo quartel.