O presidente do Banco Central também afirma que economistas devem reajustar estimativas do IPCA depois da mudança
O presidente do BC (Banco Central), Roberto Campos Neto, disse nesta 6ª feira (25.out.2024) que a mudança na bandeira tarifária de energia elétrica de vermelha para amarela em novembro é uma “boa notícia”. A declaração foi dada ao falar sobre dados de inflação durante o evento “Itaú LatAm Day”, em Washington D.C., nos EUA, promovido pelo banco Itaú.
Na prática, a cobrança adicional na conta de luz ficará menor a partir da próxima 6ª feira (1º.nov). Em outubro, a bandeira ficou no patamar vermelho 2, que tem a maior cobrança extra no fornecimento de energia elétrica.
Campos Neto disse ainda que economistas estão ajustando o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) para baixo depois dessa mudança.
Considerado a prévia da inflação, o IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15) foi influenciado no mês pelo custo das contas de luz. A taxa de 0,54% teve impacto de 0,21 ponto percentual da energia elétrica residencial.
A inflação da energia residencial atingiu 5,29% em outubro, o maior percentual mensal da história, segundo dados da prévia da inflação.
O chefe da autoridade monetária também mencionou a aceleração da inflação no grupo de alimentos e bebidas. O economista reforçou que estão em um nível “alto”.