A Conmebol indicou que vai cobrar das autoridades uruguaias a garantia de segurança para os torcedores do Botafogo na partida contra o Peñarol, marcada para quarta-feira (30/10) no Estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu, pelas semifinais da Libertadores-2024. Segundo o “Blog do Diogo Dantas”, do jornal O Globo, a entidade comunicou ao Peñarol que espera que o regulamento da competição seja respeitado, garantindo a presença de torcida visitante.
O Ministério do Interior do Uruguai havia determinado a proibição da entrada dos torcedores do Botafogo no estádio, mas o ofício já está nas mãos da Conmebol, que indicou que buscará reverter a situação. O órgão sinalizou que não pretende alterar o acordo inicial para a partida e está pressionando para que o direito de presença dos visitantes seja mantido.
Peñarol vs Botafogo: risco alto
As autoridades uruguaias justificaram a decisão classificando o jogo como de “alto risco”, com base em uma análise da inteligência policial. A preocupação foi reforçada após os incidentes da última semana, quando mais de 230 torcedores do Peñarol foram detidos no Rio de Janeiro devido a tumultos e atos de vandalismo no Recreio dos Bandeirantes, antes do confronto de ida no Nilton Santos.
A Conmebol agora aguarda a resposta das autoridades uruguaias e o cumprimento das normas de segurança e reciprocidade estabelecidas para as competições internacionais, reafirmando a importância de um ambiente seguro e justo para ambas as torcidas.