Foto: Marco Favero/ Arquivo / SECOM
As instituições de ensino superior (IES) interessadas em se cadastrar no Programa Universidade Gratuita para o ano de 2025 poderão realizar a inscrição entre 1º e 15 de novembro. Para o cadastramento ou recadastramento, o representante legal das mantenedoras deve preencher os campos necessários e inserir os documentos comprobatórios, de forma online, no site.
Todas as informações sobre o processo de cadastramento estão no edital, que estabelece também outros requisitos das mantenedoras, documentos necessários para o credenciamento e as responsabilidades das mantenedoras e das instituições universitárias.
Somente em 2024, o Universidade Gratuita concedeu mais de 41 mil benefícios. O investimento anual do Governo de Santa Catarina para a realização da iniciativa neste ano ultrapassou R$ 507 milhões. O programa custeia o valor integral das mensalidades dos estudantes matriculados em cursos de graduação nas instituições cadastradas.
Até 2026, a expectativa é que o investimento no programa Universidade Gratuita supere R$ 1,2 bilhão, beneficiando até 70 mil estudantes. O Programa Universidade Gratuita está direcionado às instituições fundacionais, presentes no Estado há muitos anos, e que não possuem fins lucrativos.
Fumdes
Para o Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes), o prazo para o cadastramento é o mesmo, de 1º a 15 de novembro. Neste período, os representantes devem preencher o cadastro e anexar os documentos comprobatórios, também de forma online, no site. Todas as informações estão presentes no edital.
Diferentemente do que acontece no Universidade Gratuita, o estudante favorecido pelo Fumdes recebe um valor percentual, que varia de acordo com a condição de carência do aluno, para auxiliar no pagamento das mensalidades até o final da graduação. Apenas neste ano, o Fumdes forneceu mais de 13 mil benefícios.