O magnata grego Evangelos Marinakis oficializou o interesse em comprar as ações da SAF vascaína, na última semana. O empresário já está trocando documentos com a diretoria do Vasco da Gama para avaliar uma proposta.
Há algumas semanas, começaram as especulações envolvendo o empresário do setor naval, Evangelos Marinakis, e o clube do Rio de Janeiro. Quando ele tirou do Arsenal o ex-coordenador da Seleção Brasileira Edu Gaspar para gerir os clubes que possui, aventou-se a possibilidade de investir no futebol brasileiro, e o Vasco seria o principal alvo.
Marinakis é um empresário do setor naval, possui uma fortuna bilionária, e é dono do grupo Capital Maritime Group. Por meio dele, administra outros três times de futebol que adquiriu: Olympiacos, da Grécia, Nottingham Forest, da Inglaterra, e o Rio Ave, de Portugal.
Inicialmente, o ex-jogador Edmundo, que mantém ótimas relações internas com o ex-clube, noticiou que o grego havia entrado em contato com o Cruz-Maltino por meio de intermediários a fim de entender a situação. Documentos já foram trocados, e Marinakis em breve saberá quanto precisará investir para adquirir o clube.
Apesar do contato, as negociações seguem em estado inicial e o Vasco tenta resolver o imbróglio na Justiça sobre a 777 Partners. Desde o dia 15 de maio, o associativo, encabeçado pelo presidente Pedrinho, é quem administra a SAF, por conta de uma liminar expedida para a retomada do controle administrativo.
Com os escândalos de insolvência financeira eclodindo em todos os clubes da empresa estadunidense, a Justiça brasileira entendeu que para preservar o clube carioca, era necessário destituir o grupo de Josh Wander e Steven Pasko do comando. Desde então, a seguradora A-CAP herdou os ativos da 777 e busca um acordo, junto ao Vasco, mediado pela Fundação Getúlio Vargas a fim de encontrar uma solução.
Internamente, o presidente Pedrinho espera resolver a situação antes do início da temporada de 2025. O clube também passa por uma negociação com credores a fim de reestruturar as finanças do clube e pretende finalizar essa etapa até o fim de novembro deste ano.