Estudo alerta para perigo de utensílios plásticos de cozinha na cor preta

ALERTA

Devido à dificuldade de reciclagem, os utensílios de plástico preto são reaproveitados, o que pode aumentar o risco de contaminação



Utensílios de cozinha de plástico preto (Foto: Reprodução/Freepik)

Pesquisadores da organização Toxic-Free Future, dos Estados Unidos, e da Universidade Nova, dos Países Baixos, alertaram para os perigos das louças de plástico na cozinha, especialmente os utensílios de cor preta, que podem liberar substâncias tóxicas e cancerígenas. O estudo, publicado em outubro na revista Chemosphere, analisou 203 produtos domésticos.

Os cientistas buscaram dois tipos de substâncias retardantes de chamas: bromados (BRFs) e organofosforados (OPRFs), conhecidos por estarem associados a riscos de câncer, disfunções hormonais e doenças cardiovasculares. O estudo revelou que 85% dos itens comprovados continham ao menos um desses compostos, sendo que os maiores níveis foram encontrados em uma proteção de cozinha e uma bandeja de sushi.

Além disso, 70% dos produtos testados comprovaram o composto éter decabromodifenílico (decaBDE), um poluente orgânico persistente, proibido em muitos países, incluindo o Brasil, devido aos seus efeitos tóxicos, especialmente para fetos e crianças. Uma pesquisa também destacou que o plástico preto é muitas vezes reaproveitado de resíduos eletrônicos o que aumenta o risco de contaminação.

O estudo chama a atenção para os riscos à saúde associados ao uso desses utensílios de cozinha, especialmente os de plásticos pretos, e a necessidade de maior orientação e conscientização sobre os produtos químicos presentes nos itens do dia a dia.

Fonte: Terra

Compartilhar nas Redes Sociais

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais