Guerra da Ucrânia
Alerta para embaixada dos EUA surge um dia após a Ucrânia usar mísseis americanos para atacar território russo
Embaixada dos Estados Unidos em Kiev (Foto: Divulgação)
(Folhapress) A embaixada dos EUA em Kiev recebeu informações sobre um possível ataque aéreo significativo nesta quarta-feira (20) e será fechada, informou o Departamento de Assuntos Consulares do Departamento de Estado dos EUA em um comunicado.
“Por precaução, a embaixada será fechada, e os funcionários estão sendo instruídos a se abrigarem no local”, disse o departamento em um comunicado publicado no site da embaixada dos EUA em Kiev.
“A Embaixada dos EUA recomenda que os cidadãos americanos estejam preparados para se abrigar imediatamente caso um alerta aéreo seja anunciado.”
O aviso surge um dia após a Ucrânia usar mísseis ATACMS dos EUA para atacar território russo, aproveitando a permissão recentemente concedida pelo presidente Joe Biden, no milésimo dia da guerra.
A Rússia vinha alertando o Ocidente há meses que, se Washington permitisse que a Ucrânia disparasse mísseis dos EUA, britânicos e franceses no interior da Rússia, Moscou consideraria os membros da Otan como diretamente envolvidos na guerra.
O presidente russo Vladimir Putin disse em outubro que Moscou responderá aos ataques da Ucrânia com armas fabricadas nos EUA em território profundo da Rússia.
Na terça-feira, Putin reduziu o limite para um ataque nuclear em resposta a uma gama mais ampla de ataques convencionais, com os riscos nucleares aumentando em meio às maiores tensões entre a Rússia e o Ocidente em mais de meio século.