Fotos: Divulgação / CBMSC
O Centro de Ensino Bombeiro Militar, em Florianópolis, foi palco nesta sexta-feira, 22, de uma cerimônia especial: a formatura de 100 novos sargentos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e a entrega de medalhas a autoridades militares, civis e membros da comunidade que contribuem para o desenvolvimento da instituição.
Com a presença da vice-governadora do Estado, Marilisa Boehm, e do comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano Bastos das Neves, o evento marcou o encerramento do Curso de Formação de Sargentos (CFS), um momento significativo para a progressão e qualificação dos praças da corporação.
“A formação de novos sargentos representa uma conquista não apenas para os formandos, mas também para suas famílias e para toda a sociedade. Reafirmo que o nosso compromisso, enquanto Governo do Estado, é com o fortalecimento das forças de segurança. Investir em equipamentos, treinamento e bem-estar para esses profissionais não é apenas uma prioridade; é uma obrigação de todos nós”, destacou a vice-governadora.
Durante três meses de treinamento intenso, os sargentos participaram de um programa de aulas híbridas que abordou 12 disciplinas fundamentais, como gestão de projetos comunitários, rotinas administrativas de segurança contra incêndio e atendimento pré-hospitalar. A partir dessa capacitação, os novos sargentos estão preparados para assumir funções de liderança e comando em suas unidades.
Além da formatura, a solenidade contou com a entrega da Medalha de 90 Anos do CBMSC, uma honraria destinada a reconhecer autoridades e personalidades que contribuíram de maneira relevante para o fortalecimento e desenvolvimento da instituição. Entre os agraciados estavam o secretário de Estado da Administração, Vânio Boing; o presidente do DETRAN, Kennedy Nunes; os deputados federais Valdir Cobalchini e Daniel de Freitas; e os deputados estaduais Estêner Soratto da Silva Júnior e Pepe Colaço.