Mercados da rede na França interromperam a compra de carne do bloco sul-americano; representantes do setor apoiam boicote
A empresa brasileira JBS, dona da Friboi, suspendeu o fornecimento de carne para a rede de supermercados Carrefour no Brasil. O movimento vem em reação ao boicote da marca francesa às proteínas animais produzidas no Mercosul.
A decisão do frigorífico nacional atende aos apelos dos representantes do setor. A FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária), por exemplo, sugeriu o bloqueio do fornecimento de carne como resposta.
A JBS começou os procedimentos para interromper a venda de carne ao Carrefour na 5ª feira (21.nov). A estratégia também atingirá as marcas ligadas à empresa francesa, como o Atacadão.
O Poder360 enviou um e-mail ao Carrefour e perguntou se a empresa gostaria de se manifestar sobre a interrupção do fornecimento interno por frigoríficos nacionais. Não houve resposta até a publicação deste texto.
CARREFOUR X MERCOSUL
O boicote da rede de supermercados foi comunicado após pressão de agricultores franceses contra o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul. O pacto criaria um fluxo de comércio de até R$ 274 milhões em produtos manufaturados agrícolas, além de um mercado comum de 780 milhões de pessoas.
“Em nenhum momento ela se refere à qualidade do produto do Mercosul, mas somente a uma demanda do setor agrícola francês, atualmente em um contexto de crise”, diz o comunicado do Carrefour França.
A rede explica ainda que a medida será válida apenas nos pontos de venda da França, e não altera as atividades das lojas no Brasil.“Todos os outros países onde o Grupo Carrefour opera, incluindo Brasil e Argentina, continuam a operar sem qualquer alteração e podem continuar adquirindo carne do Mercosul. Nos outros países, onde há o modelo de franquia, também não há mudanças”, afirma a nota.
Saiba quais são os impasses do acordo no vídeo abaixo (3min44s):
Leia mais: