Seis ideias de negócios criadas por estudantes de graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) concluíram nesta quarta-feira, 4, o ciclo de aceleração do programa Esag Ventures, ligado ao Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc, em Florianópolis. As ideias de negócio foram aprimoradas ao longo do semestre com auxílio de mentorias, palestras, cursos e oficinas, tudo gratuito para as equipes.
A ideias são propostas por estudantes da Udesc Esag e selecionadas em edital. São inscritas equipes de 2 a 5 integrantes, que podem agregar também alunos de outros centros da Udesc, de outras universidades ou profissionais já no mercado. Para o ciclo de 2024, as equipes propuseram negócios em áreas como sustentabilidade, gestão financeira, atendimento ao cliente com IA, captação de recursos públicos para projetos, mercado pet e gestão de pessoas.
No evento desta quarta-feira, chamado de Dia de Demonstração, cada equipe fez uma apresentação (pitch) explicando a ideia de negócios em até cinco minutos para dois convidados do ecossistema de inovação local. Com isso, além de se prepararem para oferecer a ideia a potenciais investidores e parceiros, os estudantes empreendedores puderam trocar ideias e obter insights importantes para seus negócios.
Os convidados deste ano foram o coordenador de projetos de aceleração da Darwin Startups, Leandro Aragon, e o coordenador de projetos da Fundação Certi, Thiago Furlani.
Conheça as startups aceleradas
Sygon – soluções em software para o mercado sustentável. Criou o portal Empresas Brasileiras pela Sustentabilidade (EBS), plataforma digital que ajuda empresas a mostrar suas práticas sustentáveis de maneira simples e transparente para os consumidores.
Visura – soluções em gestão financeira para pequenas e médias empresas. Proporciona terceirização financeira, análise de dados e consultoria especializada. Utiliza tecnologias para simplificar o dia a dia e dar mais praticidade e eficiência às empresas.
MAESTR.IA – atendimento ao cliente com inteligência artificial (IA). oferece automação do atendimento com chatbots, robôs SDR para qualificação de leads e suporte a equipes de vendas e soluções sob medida que integram IA com sistemas de atendimento e CRM.
Propósito – govtech que facilita o acesso a recursos e políticas públicas para municípios e organizações da sociedade civil. Desenvolveu a plataforma ProResource, que automatiza e simplifica o processo de captação de recursos, tornando-o acessível e eficiente.
Barkee – marketplace B2B (compras por empresas) para mercado pet. A plataforma permite que lojistas acessem produtos, fornecedores ampliem sua visibilidade independente de custos fixos e representantes otimizem seu tempo e alcancem novos lojistas com menor esforço.
WorkRise – plataforma on-line gamificada e integrada a inteligência artificial para guiar novos colaboradores das empresas, de modo que eles possam conhecer melhor seus produtos e serviços Também oferece acompanhamento para adaptação da empresa à plataforma.
Incubadora
Além do projeto de aceleração de ideias de negócios, criado em 2021, a Esag Ventures implantou neste ano o projeto de incubação de negócios de inovação, voltado preferencialmente para startups que já passaram pela aceleração.
São selecionadas por edital startups residentes, que recebem orientação e tem acesso gratuito a estrutura física (salas, estações de trabalho, internet), ao longo de um ano. Atualmente, o projeto conta com quatro startups residentes.
Mais informações
O programa Esag Ventures conta com apoio da Fundação Esag (Fesag) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
Para mais informações, acesse o site da Esag Ventures ou entre em contato pelo e-mail [email protected].
Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: [email protected]