Comércio de pequenos e médios negócios registrou aumento de 16,6% nas vendas por dia útil em novembro
O comércio de PMEs (pequenas e médias empresas) registrou um impulso substancial nas vendas durante a Black Friday, com o IODE-PMEs (Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs) publicado nesta 4ª feira (11.dez.2024) indicando uma elevação de 1,8% no faturamento total de novembro comparado ao ano passado. A data foi responsável por um aumento expressivo de 16,6% no faturamento diário das PMEs em relação à média de outubro.
A pesquisa, que analisou o desempenho de 69 segmentos varejistas, revelou um destaque especial para as empresas que operam no e-commerce, que alcançaram um crescimento de 5,2% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
De acordo com Felipe Beraldi, economista da Omie, a alta foi observada em 40% das atividades acompanhadas, com segmentos como Produtos Alimentícios, Pedras para Revestimento, Livros e Artigos Esportivos se destacando.
Por outro lado, categorias como Vestuário e Acessórios e Bebidas registraram queda no faturamento, refletindo as mudanças nas preferências dos consumidores durante a temporada promocional.
O desempenho positivo das PMEs é reflexo da recuperação do comércio, que apresenta crescimento acumulado de 5,8% no ano até outubro, alimentado por uma economia em recuperação e pela continuidade do consumo das famílias.
No entanto, Beraldi alerta que fatores como o aumento das taxas de juros e a instabilidade econômica podem dificultar a continuidade desse crescimento nos próximos meses.