Aneel acionará a bandeira verde após patamar amarelo em julho; volume de chuvas em reservatórios da região Sul contribuiu
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgou nesta 6ª feira (26.jul.2024) que a bandeira tarifária de energia elétrica será verde em agosto. Isso significa o fim da cobrança adicional na conta de luz em vigor ao longo do mês de julho, com a bandeira amarela.
De acordo com o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, no final de junho “houve uma expectativa de menor volume de chuvas para julho que se confirmou na maior parte do país”. No entanto, o volume de chuvas na região Sul neste mês contribuiu para a definição da bandeira verde em agosto.
Depois do mês de julho com bandeira amarela, com cobrança extra na conta de luz de R$ 1,88 a cada 100 KWh (quilowatt-hora) consumidos, a bandeira tarifária volta a ser verde devido às condições favoráveis para a geração de energia elétrica no país. Antes, o patamar permaneceu verde por 26 meses, de abril de 2022 a junho de 2024.
Cada bandeira é acionada conforme o cenário energético, que varia de favorável (verde) a desfavorável (vermelha patamar 2), quando a cobrança extra é maior. Os valores dos adicionais foram aprovados em março de 2024 pela Aneel, com queda em todos os patamares de cobrança.