Cineclube da Mostra de Cinema Infantil divulga programação de agosto no Cinema do CIC

Foto: Filme “Turma da Mônica Lições” (Divulgação)

O Cineclube da Mostra de Cinema Infantil ocorre todos os sábados, às 16h, na sala Gilberto Gerlach do Centro Integrado de Cultura (CIC). A entrada é gratuita e por ordem de chegada (limitada à lotação do espaço de 136 lugares). A iniciativa conta com apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) e Fundação Catarinense de Cultura (FCC). 

Confira a programação de agosto:

Dia 03/08:

Snoopy & Charlie Brown, o filme
(De Steve Martino, animação, EUA, 2016, 88 min)
Classificação indicativa: Livre
Próximo das férias de inverno, a vida de Charlie Brown e sua turma sofre uma mudança com a chegada na cidade de uma garotinha de cabelo vermelho. Brown logo se encanta pela jovem e tenta lutar contra sua timidez e sua baixa autoestima para falar com ela. Ao mesmo tempo, Snoopy encontra uma máquina de escrever e começa a imaginar uma história pra lá de fantasiosa e heroica.

Dia 10/08:

Sessão de curtas nacionais
Duração: 55 min
Classificação indicativa: Livre
Com exibição dos filmes: 
O Jovem Príncipe (de Ducca Rios, animação, BA, 2015, 3 min): O Jovem Príncipe pede ao Rei que lhe dê um pônei e o Rei o imagina como guerreiro de sua cavalaria. Eles vão ao bosque encantado e vários pôneis e criaturas encantadas se apresentam ao garoto, porém ele não gosta de nenhum. No fim, opta por um pônei cinza e magro, mostrando que a amizade e o carinho não são baseados na aparência (O Rei se surpreende, mas logo depois sorri).
A roupa nova do papai noel (de Guto Bozzetti e André Bozzetti, RS, ficção, 2016, 10min): O Papai Noel anuncia que não virá ao Brasil no natal por causa do forte calor e um grupo de crianças decide fazer uma roupa nova para o bom velhinho poder aproveitar o verão em terras tropicais e poder entregar todos os presentes, é claro.
Miroca e seu cuco caduco (de Claudio Bitencourt e Diego Lopes, PR, animação, 2014, 13 min): Dona Miroca, depois de entrar em pânico porque seu relógio estragou, encontra tempo para reencontrar uma velha amiga e descobrir que a vida pode ser muito gostosa se a gente tiver tempo para os pequenos prazeres que ela nos oferece.
 (de Leandro Tadashi, ficção, SP, 2015, 10 min): O menino Bruno é obrigado a lidar com as mudanças que ocorrem em sua vida quando sua “Bá” (de Batchan, avó em japonês) é trazida para morar em sua casa.
Lipe, vovô e o monstro (de Fellipe Steffens e Carlos Mateus, RS, animação, 2016, 9 min): Um menino vai passar o final de semana no sítio dos avós. Durante uma pescaria, ele conhece um segredo de seu avô, e acaba fazendo uma nova e inusitada amizade. 
Escola de Ensino Fenomenal (de Nélio Spréa e Levi Brandão, ficção, PR, 2014, 10min): Na Escola de Ensino Fenomenal as ideias das crianças são levadas a sério. O diretor FIFI é um mestre das brincadeiras e não mede esforços para apoiar os alunos…

Dia 17/08:

Kiriku – Os Homens e as Mulheres
(De Michel Ocelot, animação, França, 2012, 88 min)
Classificação indicativa: Livre
O Homem Sábio da Montanha Proibida conta histórias do heróico Kiriku, que desde a infância sempre esbanjou coragem, inteligência e agilidade. Vivendo em uma aldeia ao lado de sua mãe, Kiriku era capaz de solucionar qualquer tipo de problema, até mesmo questões envolvendo forças ocultas.

Dia 24/08:

Sessão de curtas internacionais
Duração: 54 min
Classificação indicativa: Livre
Com exibição dos filmes:
Carneiros (Sheep) (de Julia Ocker, animação, Alemanha, 2018, 4 min): O carneirinho pula de uma aventura perigosa para outra. Mas o rebanho não tem coragem de encarar esse perigo.
Pichintún: Fabricio, um menino Kallawaya (Pichintún: Fabricio, un niño Kallawaya) (de Karen Garib, Chile, documentário, 2022, 8 min): Pichintún é um documentário de animação chileno que resgata histórias cotidianas de meninas e meninos entre nove e dez anos, assim como os lugares que habitam, suas brincadeiras, seus animais de estimação e suas tradições. Fabrício é um menino do povo Kallawaya que mora em uma localidade da Cordilheira dos Andes com sua família e sua comunidade. O menino tem muito orgulho de pertencer a seu povo, falante da língua quéchua, e de sua tradição de curar doenças à base de plantas. Ele nos conta que, em sua comunidade, se plantam milho, batata e oca, uma espécie de batata muito doce da qual ele gosta muito. Fabrício se entretém com seus porquinhos-da-índia, nas festas tradicionais, assim como brincando com seus amigos e ajudando sua mãe a lavar roupa. 
Koyaa e o carro de brinquedo travesso (Koyaa naughty toy car) (de Kolja Saksida, animação, Eslovênia, 2017, 3 min): É um dia chuvoso e Koyaa decide arrumar seu quarto. Quando termina, ele olha em volta com orgulho, mas pisa em um carrinho de brinquedo. E começa a confusão, perturbando também o velho Senhor Raven que está construindo sua casa Como voltar a ter paz? Koyaa, dará um jeito.
Guillermina y Candelario – A história da feiticeira (de Marcela Rincón González, Colombia, animação, 2013, 12 min): Guilhermina e Candelário compartilham com seus avós e amigos uma divertida confraternização. A voz da avó Francisca levará a todos a uma viagem imaginária aos confins do bosque, através de um relato cheio de emoção, música e suspense, em que as dificuldades de Candelário e Ismael despertarão na comunidade um profundo sentimento de solidariedade.
Marsicek o pescador (Marsicek) (de Frantisek Vasa, animação, República Tcheca, 2011, 13 min): Um clássico conto de fadas sobre um “peixe dourado” é apresentado como uma fábula automobilística moderna cheia de ação. 
Três pés (3 pies) (de Giselle Geney, ficção, Colômbia, 2018, 14 min): A história de Gonzalo, um menino de 10 anos que mora numa cidade no campo colombiano e tem que chegar com os sapatos limpos na sua escola para evitar o pior castigo do mundo: que seu professor tire a sua bola até o final do ano.

Dia 31/08:

Turma da Mônica Lições
(De Daniel Rezende, Ficção, Brasil, 2021, 97 min)
Classificação indicativa: Livre
Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão fogem da escola. Agora, terão que encarar as suas consequências, e elas não serão poucas. Nesta nova jornada, a Turma descobrirá o real valor e sentido da palavra amizade.

Fonte: Governo de Santa Catarina

Compartilhar nas Redes Sociais

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais