Cinco anos depois do frustrante ‘Alien³’, a franquia ‘Alien’ ganhou um quarto capítulo dirigido por Jean-Pierre Jeunet e escrito por Joss Whedon.
Ambientado duzentos anos depois do filme anterior, em que Ellen Ripley (Sigourney Weaver) se sacrificou para impedir que o xenomorfo em seu corpo fosse utilizado para pesquisas científicas e, potencialmente, destruir o universo, a trama traz Ripley de “volta dos mortos”. Aqui, ela foi clonada por cientistas a bordo de uma espaçonave, que também funciona como laboratório – e que os especialistas conseguiram com sucesso retirar a rainha dos xeonomorfos de seu corpo.
A intenção é ter um exército de aliens que, acreditam eles, possam controlar. Durante este processo o DNA da tenente é misturado com o da rainha, o que faz com que o clone de Ripley desenvolva algumas características alienígenas. Os pesquisadores começam a criar os aliens, mas estes logo escapam, provocando terror e morte. Como a nave está rumando para a Terra, eles precisam ser detidos o quanto antes, principalmente pelo fato da rainha ter tido uma nova ninhada, que poderá significar o fim dos humanos. Neste contexto, apenas a tenente e alguns contrabandistas, que se encontram na nave naquele momento, podem impedir esta tragédia.
Contando com o retorno de Weaver, o filme também trouxe nomes como Winona Ryder, Ron Perlman, Dan Hedaya, J.E. Freeman, Brad Dourif e Michael Wincott ao elenco. Ganhando críticas geralmente positivas, com um consenso claro de que o projeto se sagrou como um avanço em relação ao anterior, o longa arrecadou US$161,4 milhões ao redor do mundo e conquistou 63 pontos no Metacritic.
Para continuar nosso especial da saga, preparamos uma breve lista elencando curiosidades de bastidores da obra.
Confira abaixo:
- Weaver originalmente se recusou a fazer um quarto filme da saga ‘Alien’. Quando questionada sobre por que mudou de ideia, ela respondeu: “eles basicamente dirigiram um caminhão cheio de dinheiro até minha casa”. A atriz recebeu um cachê de US$11 milhões para reprisar seu papel – que corresponde ao orçamento total de ‘Alien, o 8º Passageiro’ (sem ajuste de inflação).
- Jeunet queria uma cena em que um mosquito pica Ripley e depois desaparece na fumaça por causa de seu sangue ácido. Eventualmente, ele abandonou a ideia depois que a equipe de efeitos visuais lhe disse quanto a sequência lhe custaria.
- A cena de abertura de Ripley clonada, embora ainda jovem, foi baseada em fotografias que Weaver deu à equipe de efeitos especiais de si mesma quando criança.
- Perlman quase se afogou durante as filmagens da sequência subaquática. A certa altura, ao tentar emergir, ele bateu a cabeça em um sprinkler no teto, nocauteando-o. Ele foi resgatado por membros da equipe de filmagem que estavam próximos à locação.
- O boneco animatrônico Newborn em tamanho real foi originalmente filmado com órgãos genitais que eram uma mistura entre órgãos genitais masculinos e femininos. Eles tiveram que ser removidos digitalmente a pedido do estúdio.
- Ryder concordou em fazer este filme antes mesmo de ler o roteiro. Ela afirmou que não se importava se morresse na primeira cena, ela participaria de qualquer maneira. Ryder afirmou que, então, ela poderia se gabar de estar em um capítulo de ‘Alien’ para seus irmãos mais novos.
- O estúdio queria cortar a cena anterior ao encontro de Ripley com a rainha alienígena por causa de sua natureza bastante sexual. Eles decidiram mantê-lo quando Weaver ameaçou não promover o filme caso a sequência fosse descartada.
Não deixe de assistir:
- Perlman fez a maioria de suas próprias acrobacias, especialmente a cena em que ele fica pendurado de cabeça para baixo em uma escada pelas pernas enquanto dispara duas armas contra um alienígena. No dia seguinte, quando foi tomar banho, descobriu que havia lacerado gravemente a parte de trás dos joelhos.
- O segmento subaquático foi filmado em um palco sonoro especialmente construído no terreno da extinta Fox, que foi convertido em um tanque de água permanente. Demorou quase uma semana para enchê-lo de água.
- Weaver resolveu participar do filme em grande parte por causa de uma cena em particular – quando Ripley 8 encontra suas sete encarnações genéticas que foram abortadas.