Atletas conseguiram passagens aéreas e hospedagem em hotel para disputar o torneio, mas desempenho gerou suspeita
29 ago
2024
– 14h36
(atualizado às 14h51)
Um grupo de jovens jogadores de basquete participou de um torneio amistoso se passando pela seleção colombiana do esporte. O evento fazia parte de uma competição internacional, organizada pela Rússia, e também participaram as seleções da Venezuela, Colômbia e o time Parma BC. Devido à invasão russa à Ucrânia, o time local está proibido de participar de competições oficiais.
Segundo informações do jornal New York Post, o jogo foi uma tentativa da Rússia entrar novamente em jogos internacionais. A seleção anfitriã enfrentou os supostos colombianos, e venceu com grande diferença no placar: 41 a 2 no primeiro quarto, e a partida encerrou com 155 a 53.
No segundo jogo, a seleção venezuelana também venceu os colombianos, desta vez por 107 a 58. A diferença no desempenho das equipes levou o comitê a investigar a suposta seleção colombiana. Mais tarde, foi descoberto que os atletas não eram da seleção oficial da Colômbia. O torneio foi suspenso por decisão do comitê russo.
Em um comunicado oficial, a Federação Colombiana de Basquete confirmou que os atletas não eram da seleção, ou de uma equipe de treinamento. Eles disseram ainda que irão tomar medidas legais contra o torneio pelo uso indevido de sua imagem, logotipo e bandeira colombiana.
Já o presidente da federação russa e ex-NBA, Andrei Kirilenko, afirmou que a Copa da Amizade na Rússia foi realizada após contato com o canal de comunicação oficial da Colômbia.
“Gostaríamos de enfatizar que todas as nossas interações com a equipe do governo colombiano foram realizadas exclusivamente através de canais de comunicação oficiais. Nossa posição permanece a mesma: todas as comunicações e coordenação são realizadas apenas através de fontes verificadas e oficiais”, declarou Kirilenko.
Uma foto com o suposto time colombiano reunido mostra, usando o número 6, Christian David Mosquera Duran, colombiano residente na Rússia, que teria sido o autor de toda a história.
Mosquera invadiu a conta de email da federação colombiana e conseguiu enganar os russos, que não verificaram a identidade dos jogadores antes da partida. Christian foi o responsável por conseguir as passagens aéreas e hospedagem em um hotel quatro estrelas para os companheiros de time. Na verdade, ele é jogador da terceira divisão do basquete 3×3 na competição local de Kazan.