Filipe Luís está muito próximo de celebrar seu primeiro título como técnico. Após vencer o jogo de ida por 3 a 1, o Flamengo encara o Atlético-MG neste domingo, 10 de novembro, às 16h (horário de Brasília), na Arena MRV, em Belo Horizonte, pelo confronto final da Copa do Brasil. Com a vantagem no placar, o Flamengo pode perder por até um gol de diferença para conquistar o título.
Nesse sentido, Filipe Luís sempre teve grande admiração por Athirson, também uma referência histórica do Flamengo. Agora treinador do time, Filipe se inspira em Athirson, que retribuiu o reconhecimento e elogiou o ex-companheiro, destacando o potencial de Filipe para se juntar ao seleto grupo de vencedores da Copa do Brasil como jogador e técnico.
Durante entrevista ao ‘DIA’, Athirson ressaltou a alegria de ver Filipe Luís trilhar um caminho semelhante ao seu. Sendo assim, o ex-lateral falou sobre a satisfação de ver Filipe preservando valores e princípios semelhantes aos seus. Na ocasião, ele destacou o respeito e a torcida pelo sucesso do colega.
“Essa gratidão, carinho e legado que consegui deixar para o Filipe Luís é muito gratificante. Toda vez que tenho o prazer de falar, é uma honra muito grande. É um cara que tem características, valores e princípios semelhantes. Tenho muito respeito e admiração. Torço muito para que consiga cada vez mais êxito como treinador e sucesso na vida dele”, afirmou.
Após encerrar sua carreira como jogador no ano passado, Filipe Luís rapidamente embarcou na trajetória de técnico. Athirson, todavia, lamentou que o colega tenha deixado o campo mais cedo. Assim, ele vê no treinador Filipe um grande potencial na nova fase.
Retorno de Filipe Luís ao Flamengo como técnico
Mesmo em pouco tempo como técnico, Filipe Luís já conquistou resultados expressivos. Ele levou o Flamengo ao título do Mundial Sub-20 ao vencer o Olympiacos no Maracanã. Esse feito aumentou a confiança da diretoria, que decidiu promovê-lo para o time principal após a saída de Tite devido a uma sequência de derrotas.
Desde que assumiu o comando, Filipe Luís promoveu mudanças táticas importantes. Ele adotou uma postura mais ofensiva e organizada, enfatizando transições rápidas e trocas de passes que se destacam em campo. Os jogadores parecem confortáveis e têm assimilado bem essa nova filosofia.
A história de Athirson no Flamengo também é notável. Ele defendeu o clube entre 1996 e 2000 e, novamente, de 2002 a 2004, somando 253 jogos e conquistando dez títulos, incluindo a Mercosul de 1999. Filipe Luís, por sua vez, acumulou 176 jogos pelo Flamengo, com dez títulos, incluindo duas Libertadores, um Brasileiro, Supercopa, Carioca, Copa do Brasil e Recopa.