A Academia de Polícia Civil de Santa Catarina (Acadepol) sedia nesta terça-feira, 15, e quarta-feira, 16, o Simpósio Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. No evento serão debatidos diversos aspectos envolvendo a temática, objeto de um extenso estudo onde um grupo de estudiosos do tema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizou uma pesquisa, em parceria com a Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), coletando dados de homicídios femininos e feminicídios no Estado.
Os dados foram extraídos de inquéritos policiais nos anos de 2018, 2019 e 2020. Ao todo foram coletados 276 procedimentos investigativos de homicídios de mulheres, sendo 142 de feminicídios e 134 de homicídios simples. Também foram realizadas 20 entrevistas semi-estruturadas com delegados de polícia das diferentes regiões de Santa Catarina. O trabalho teve a colaboração de delegados, psicólogos, escrivães e agentes de polícia.
A finalização da pesquisa resultou na publicação dos livros Estudos Interdisciplinares sobre Feminicídio e Análise Psicossocial de Homicídios de Mulheres em Santa Catarina e a cartilha Processo de Reconhecimento do Feminicídio a partir de mortes violentas de Mulheres em Santa Catarina.
A equipe de pesquisadores é composta pelos professores do Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGP/UFSC) Adriano Beiras e Andréia Isabel Giacomozzi, pelas doutorandas Verônica Bem dos Santos e Maiara Leandro e pela doutora em Psicologia Camila Maffioleti Cavaler. A pesquisa também teve a participação de duas bolsistas de Iniciação Científica que colaboraram para a coleta de dados e escrita dos resultados.