Vice-presidente da República, ministro da Fazenda e ministra do Planejamento estarão no Fórum Brasil de Investimentos na 2ª feira (28.out.2024), em São Paulo
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a ministra do Planejamento, Simone Tebet, estão entre as autoridades confirmadas do 7º Fórum Brasil de Investimentos. O evento será na 2ª feira (28.out.2024), em São Paulo (SP), e terá transmissão ao vivo no canal do Poder360 no YouTube, a partir de 9h.
O fórum é realizado pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), em parceria com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e governo federal. Em 2024, o foco será a transformação ecológica, ressaltando as oportunidades de investimento e as mudanças no ambiente de negócios brasileiro que garantirão o desenvolvimento sustentável do país.
O Brasil foi o 5º maior receptor de investimento direto do mundo e o maior da América Latina, em 2023, com quase US$ 66 bilhões, de acordo com o levantamento da Unctad (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, na sigla em inglês).
O resultado posicionou o país à frente de potências como Canadá, França e Alemanha como destino de recursos.
“Esse é o momento propício para atrair investimentos em áreas fundamentais para o crescimento sustentável do Brasil. Já somos líderes em energia limpa, potência ambiental e queremos continuar encabeçando transformações importantes para que a produção de renda, o desenvolvimento e as oportunidades de negócios ocorram levando em consideração a inovação, o respeito ao meio ambiente, com impacto social positivo”, disse o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.
Além de Viana, Alckmin e Tebet participam da abertura, assim como os presidentes do BID, Ilan Goldfajn, e do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento), Aloizio Mercadante.
Já Haddad faz a 1ª palestra do fórum sobre o panorama macroeconômico do Brasil com destaque para longevidade dos planos fiscais do governo, sistema tributário, reformas em debate e competitividade do país. E o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, participará do painel sobre desafios da segurança alimentar.
O encontro receberá ainda empresários e outras autoridades, como presidente do Sebrae Nacional (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Décio Lima, e a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros.
Temas em debate
Com palestras e 7 painéis, o evento apresentará as oportunidades de investimentos no Brasil a empresas e fundos estrangeiros, principalmente a partir das possibilidades criadas com a economia verde e a nova industrialização.
Temas como inovação sustentável da indústria, o desenvolvimento de infraestrutura, o desafio da segurança alimentar e também estratégias para a transição energética estarão em debate. Cerca de 500 pessoas devem participar do fórum.
O evento contará ainda com uma programação especial destinada somente às agências de investimento, com foco em melhores práticas de negócios.
Fórum Brasil de Investimentos
O Fórum Brasil de Investimentos reúne, desde 2017, líderes governamentais e empresários. São discutidas as oportunidades e tendências de investimento que guiarão o futuro econômico do país.
O evento, que chega a 7ª edição neste ano, já teve a participação de representantes de diversos países, abrangendo vários setores da economia. Em 2023, por exemplo, foram anunciados R$ 40 bilhões em investimentos pelas empresas de energia. Dentre os presentes no ano passado, esteve o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Com painéis de discussão e palestras abordando temas de setores-chave, o ambiente de troca de conhecimento e experiência contribui ainda para empresas se conectarem a novas parcerias estratégicas.
Leia a programação do Fórum Brasil de Investimentos:
28.out.2024 (2ª feira)
9h – Cerimônia de abertura
- Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços;
- Jorge Viana, presidente da ApexBrasil;
- Ilan Goldfajn, presidente do BID;
- Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento;
- Ana Repezza, diretora de Negócios da ApexBrasil; e
- Aloizio Mercadante, presidente do BNDES.
10h25 – Palestra: Panorama Macroeconômico do Brasil
10h55 – Cerimônia de anúncios
11h40 – Palestra: Fomento ao desenvolvimento sustentável no Brasil
12h – Pronunciamento
14h – Painel 1. Eco Invest Brasil: catalizador para investimentos estrangeiros
14h30 – Painel 2. Rumo a um futuro verde: estratégias de transição energética
15h10 – Painel 3. Desafios para a construção de um mundo com segurança alimentar
- Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar
15h50 – Painel 4. Caminhos da indústria para a inovação sustentável
- Márcio Elias Rosa, secretário-executivo do ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços;
- Paulo Hartung, presidente da Ibá (Indústria Brasileira de Árvores);
- Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional; e
- Mario Laffitte, vice-presidente de Assuntos Públicos, Relações Públicas e Responsabilidade Social Corporativa da Samsung Electronics para a América Latina.
16h50 – Painel 5. O Futuro é agora: O Brasil como destino dos grandes investimentos
17h30 – Painel 6. Brasil em expansão: desenvolvendo a infraestrutura brasileira e investimentos
18h10 – Painel 7. Cenários de investimentos no Brasil: a visão de líderes financeiros
- Talita Moreira, editora do núcleo de finanças do Valor Econômico (moderadora)
- José Berenguer, CEO do Banco XP;
- Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil; e
- Livia Chanes, CEO Brasil do Nubank.
7º Fórum Brasil de Investimentos
Quando: 28 de outubro 2024
Onde: WTC Events Center – Av. das Nações Unidas, 12.551 – Brooklin Novo, São Paulo – SP
Inscrições: https://www.brasilinvestmentforum.com/
Sobre a ApexBrasil
A ApexBrasil, realizadora do evento, é um serviço social autônomo, instituído na forma de uma associação civil em 2003. Na lista de objetivos da entidade, estão a inserção competitiva das empresas brasileiras nas cadeias globais de valor, a atração de investimentos e a criação de empregos.
A instituição oferece soluções e serviços para ajudar a criar condições para negócios prosperarem e ampliarem a presença do Brasil na economia mundial.