Amurel apresenta ferramenta que pode revolucionar o monitoramento climático nos municípios

A nova ferramenta AMUREL Conectada representa um avanço significativo para a região, oferecendo monitoramento em tempo real de precipitação, níveis de rios e outras condições climáticas, através de estações já existentes e novas que estão sendo implantadas.

Durante o Summit Cidades 2024, realizado na última semana em Florianópolis, um projeto inovador da Associação dos Municípios da Região de Laguna – AMUREL teve destaque na programação do evento. Em parceria com o CIGA – Consórcio de Inovação para a Administração Pública e a empresa SmartCityTec, foi apresentada a ferramenta de monitoramento climático, denominada AMUREL Conectada.

A nova ferramenta representa um avanço significativo para a região, oferecendo monitoramento em tempo real de precipitação, níveis de rios e outras condições climáticas, através de estações já existentes e novas que estão sendo implantadas.

Representantes da Fundação FIWARE, organização europeia sem fins lucrativos que já impulsionou e incentivou a adoção desta tecnologia em mais de 350 cidades em todo o mundo, vieram ao Brasil para participara do Summit Cidades e assinar um Termo de Cooperação que vai promover a adoção de padrões abertos por meio do uso de tecnologias Open Source para o desenvolvimento de soluções inteligentes.

A parceria estratégica permite que as cidades libertem todo o seu potencial para o desenvolvimento sustentável com base em padrões abertos. O abrangente memorando de entendimento vai além da tecnologia, conectando o CIGA e as cidades que eles representam à rede global do FIWARE Innovation Hub, que promove um ecossistema de compartilhamento e colaboração de conhecimento.

“Estamos muito orgulhosos de assinar o Memorando de Entendimento com o CIGA. As tecnologias de código aberto baseiam-se na interoperabilidade, confiança e soberania e têm um impacto significativo no desenvolvimento de cidades e territórios inteligentes e desempenham um papel fundamental na construção de uma economia baseada em dados. Esta parceria permite-nos combinar os nossos pontos fortes e acelerar o desenvolvimento e a implementação de soluções inteligentes, sustentáveis e baseadas em dados em toda a região.”, disse Andrea Battaglia, CEO da Fundação FIWARE.

Após a assinatura do Termo de Cooperação com a FIWARE, os representantes participaram do Espaço Municipalista, no palco de Boas Práticas, onde falara um pouco mais sobre essa tecnologia. O Diretor Executivo da AMUREL, Celso Heidemann, lembrou de trágicos episódios climáticos, como a grande enchente de 1974 em Tubarão, que tirou a vida de centenas de pessoas, principalmente pela falta de informação e mecanismos de monitoramento. “Naquela época, antes de inundar Tubarão, havia chovido muito na região da encosta da serra. Dois dias depois essa água toda pegou a cidade de surpresa. Imagina se tivéssemos essa tecnologia na época, talvez nenhuma vida seria perdida”, explica Celso.

A nova ferramenta AMUREL Conectada representa um avanço significativo para a região, oferecendo monitoramento em tempo real de precipitação, níveis de rios e outras condições climáticas, através de estações já existentes e novas que estão sendo implantadas.

O projeto AMUREL Conectada visa integrar e harmonizar dados dos municípios da Associação e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar, promovendo uma gestão mais eficiente e transparente dos recursos naturais e urbanos. Além disso, já estão na fase de integração a nova ferramenta, dados da Epagri/Ciram e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden.

O Presidente da AMUREL e Prefeito de Tubarão Jairo dos Passos Cascaes destacou o avanço que a Região poderá ter no sistema de monitoramento que pode ser tornar exemplo para outras regiões do estado e do país. “Imagina se as cidades gaúchas tivessem um sistema de monitoramento completo, integrado como todas as entidades, em tempo real, com câmeras e equipamentos, quantas vidas não seriam salvas? Vamos tornar nossas cidades cada vez mais conectadas, monitoradas e seguras”, afirmou Jairo.

Celso destacou a importância da ferramenta para a tomada de decisões municipais. “Hoje, percebemos que os prefeitos são frequentemente cobrados por decisões, mas muitas vezes não têm acesso a informações claras e precisas. AMUREL Conectada vai suprir essa necessidade” disse.

Na Assembleia Geral realizada na última quinta-feira, a ferramenta foi apresentada aos prefeitos de forma virtual pelo CEO da SmartCityTec, Elói Rönnau. Ainda no encontro, representantes de uma empresa de vídeo monitoramento, apresentaram os projetos implantados em outros municípios, como objetivo de aumentar o número de câmeras nas cidades, ampliando a rede de segurança e monitoramento, que podem ser integradas a ferramenta Amurel Conectada.

Fonte: AMUREL

Compartilhar nas Redes Sociais

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais