Foto: Divulgação/SED
A Secretaria de Estado da Educação, em colaboração com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/SC) e os 295 municípios catarinenses, realizará a avaliação do 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública estadual e municipal, entre 9 e 12 de dezembro. Serão 95 mil estudantes realizando provas de Língua Portuguesa e Matemática.
“Os estudantes de Santa Catarina são nossa grande prioridade. Tudo o que temos feito para melhorar o ensino catarinense passa por isso e a avaliação do 2º ano é mais uma dessas etapas importantes para darmos um salto de qualidade”, destaca o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.
Os resultados dessa avaliação são extremamente relevantes, pois são utilizados para o direcionamento e a revisão de políticas e programas educacionais que estejam voltados para a garantia da alfabetização das crianças catarinenses até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.
“Nosso objetivo é, cada vez mais, junto aos municípios, poder pensar e planejar uma educação pública de qualidade para o nosso estado e a avaliação do 2º ano é fundamental para isso”, disse a secretária adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders.
A Alfabetiza SC faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, ao qual Santa Catarina aderiu. Além da avaliação, o Estado construiu, de forma inédita, a Política de Alfabetização do Território Catarinense, também em parceria com a Undime e outras instituições.
Menor taxa de analfabetismo do Brasil
De acordo com os dados do Censo de 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Santa Catarina tem a menor taxa de analfabetismo do país entre pessoas de 15 anos ou mais: apenas 2,67% não sabem ler ou escrever. Comparada ao Censo 2010, a taxa de analfabetismo no estado sofreu queda de 1,7 ponto percentual.