Banco Central do Japão mantém taxa de juros em 0,25%

BoJ Banco Central do Japão

Decisão da autoridade monetária do país se dá momentos depois que o Federal Reserve cortou os juros dos EUA

O Banco Central do Japão decidiu manter a taxa de juros de política estável nesta 5ª feira (19.dez.2024) em 0,25%. O presidente da instituição, Kazuo Ueda, não detalhou quando aumentaria os custos dos empréstimos.

De acordo com a Reuters, as autoridades escolheram agir com cautela diante da incerteza de quais serão os planos econômicos de Donald Trump (Partido Republicano), futuro presidente dos Estados Unidos. A reunião dos 9 membros do Banco Central do Japão aconteceu momentos depois que o Federal Reserve resolveu cortar a taxa de juros dos Estados Unidos.

Naoki Tamura, membro da diretoria, discordou da decisão e propôs aumentar a taxa de juros em 0,5%, mas não obteve sucesso.

“Em conjunto, a probabilidade de a economia do Japão se mover em linha com nossa previsão está aumentando. Mas gostaríamos de ter um pouco mais de informação para acreditar que podemos aumentar a taxa de juros. Isso inclui a sustentabilidade dos aumentos salariais”, disse Kazuo Ueda, em coletiva de imprensa.

O presidente do Banco Central do Japão acrescentou que a instituição não precisa esperar por um evento específico para realizar o aumento dos juros, considerando que a inflação subjacente do país permanece moderada. Ueda explicou ainda que os preços da importação, um dos principais fatores que influenciam a inflação, está desacelerando.

Após a declaração de Kazuo Ueda, que afirmou que a instituição precisava de “mais um nível” de informação antes de se comprometer com o próximo aumento da taxa de juros, o iene enfraqueceu para além de ¥ 157 em relação ao dólar nesta 5ª feira (19.dez).

Fonte: Poder 360

Compartilhar nas Redes Sociais

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais