O BC (Banco Central) tornou obrigatória, a partir de 2ª feira (28.out.2024), a oferta do Pix agendado recorrente por todas as instituições financeiras do país. A modalidade, que permite programar transferências automáticas mensais, estava disponível em alguns bancos de forma facultativa. A medida faz parte de um pacote de mudanças do BC que visa a ampliar os serviços do sistema de pagamentos instantâneos.
Com o novo recurso, os clientes podem agendar transferências de valores fixos para serem realizadas todo mês na mesma data. A função é destinada a pagamentos regulares, como aluguel, mensalidades ou serviços prestados por autônomos.
Para utilizar o serviço, os clientes devem informar dados pessoais ou CNPJ, valor a ser transferido, data dos pagamentos e chave do recebedor.
O BC ainda prevê o lançamento de um Pix automático para 16 de junho de 2025. A modalidade será destinada a cobranças recorrentes vinculadas a CNPJs, funcionando de maneira semelhante ao débito automático atual.
MUDANÇAS NO PIX
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta 3ª feira (29.out.2024) que a modalidade de pagamento no Pix por aproximação deve começar a partir da próxima semana. Nela, o usuário aproxima o celular da máquina de cartão e o pagamento é feito após inserção de senha ou reconhecimento facial.