O São Paulo conquistou um dos seus últimos objetivos do ano sem precisar entrar em campo. A vitória do Botafogo sobre o Atlético-MG neste sábado (30/11) garantiu ao Tricolor Paulista uma vaga direta na fase de grupos da CONMEBOL Libertadores 2025, um feito importante para o planejamento do clube.
Com o título do Botafogo, o Campeonato Brasileiro agora conta com um G-8, com as seis primeiras posições garantindo vaga direta na fase de grupos da Libertadores, enquanto os times que terminarem na sétima e oitava colocação disputarão uma fase preliminar.
Como o Botafogo já estava garantido na competição pela conquista da Libertadores, e o Flamengo também pela vitória na Copa do Brasil, o São Paulo, que ocupa a sexta posição na tabela, com 59 pontos, agora não pode mais ser ultrapassado pelo Bahia, que tem 50 pontos e está em sétimo lugar.
Com apenas duas rodadas restantes no Campeonato Brasileiro e seis pontos em disputa, o São Paulo já assegurou sua vaga na fase de grupos da Libertadores, evitando a fase preliminar, que teria exigido uma participação no torneio a partir de fevereiro de 2025.
Ao garantir a classificação direta, a equipe paulista começa a sua caminhada continental na semana do dia 2 de abril, mais de um mês após o início do Campeonato Paulista.
Evitar as fases preliminares da Libertadores era considerado essencial para o São Paulo, que busca montar um time competitivo para 2025. O clube já planeja realizar sua pré-temporada nos Estados Unidos, com foco em um período de preparação mais adequado, visando não só o desempenho no Campeonato Brasileiro, mas também na competição continental.