Santa Teresa de Ávila morreu em 1582, mas o seu corpo permanece incorrupto
9 set
2024
– 18h44
(atualizado às 19h23)
Os restos mortais de Santa Teresa de Jesus, também conhecida como Santa Teresa de Ávila, foram exumados em agosto. O resultado surpreendeu: os restos mortais da freira carmelita descalça, que morreu em 1582, estavam em bom estado de conservação.
“Hoje foi aberto o túmulo de Santa Teresa e verificamos que se encontra nas mesmas condições da última abertura em 1914. O corpo ainda se encontra incorrupto”, ou seja, sem se decompor após a morte, sem que tenha sido embalsamado, disse a Diocese de Avila, na Espanha, em comunicado divulgado em agosto deste ano.
A religiosa estava sepultada no Mosteiro da Anunciação de Nossa Senhora, na cidade espanhola de Alba de Tormes.
O seu cadáver foi exumado para que especialistas possam estudar partes do corpo da santa como, o coração, braço e uma de suas mãos. O objetivo é o reconhecimento canônico dos restos mortais de Teresa de Ávila, autorizado pelo papa Francisco através do Dicastério para o Vaticano.
Para chegar ao corpo de Santa Teresa, primeiro foi retirada a laje de mármore do túmulo. Depois – na sala destinada aos estudos e apenas com a presença da equipe médico-científica e dos membros da corte eclesiástica – foi aberto o túmulo de prata.