Na sexta-feira (27/09), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio do Centro de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio (CAOAGRO/PCSC), juntamente com veterinários da CIDASC, realizou fiscalização em propriedade rural localizada na Linha Sanga Silva, no interior de Maravilha.
A operação conjunta foi motivada por denúncias de que o produtor rural não prestava os devidos cuidados ao rebanho bovino, que estaria sofrendo de desnutrição e doenças. Não bastassem as supostas irregularidades sanitárias, as denúncias também davam conta de que esses bovinos estariam invadindo propriedades vizinhas e causando danos.
Desde 2021 a CIDASC tenta sanar a questão, sem sucesso, motivo pelo qual foi necessária a intervenção policial para garantir a segurança dos profissionais e o respeito às normas sanitárias.
A equipe vistoriou 10 bovinos e identificou diversas incompatibilidades sanitárias, em especial: ausência de brincos de identificação; brincagem incompatível com o banco de dados; e, divergência da quantidade de animais com o cadastro.
O produtor foi orientado sobre o correto manejo dos animais e a necessidade de fornecer alimentação adequada aos bovinos, sendo notificado administrativamente para adequar-se às normas sanitárias no prazo de 07 dias.
O status de sanidade animal do Estado de Santa Catarina é um diferencial e um fator competitivo para a agropecuária local.
A união de esforços entre a Polícia Civil e CIDASC tem por objetivo ampliar as ações de defesa agropecuária no Estado, bem como evitar a ocorrência de crimes patrimoniais contra o agronegócio.