Casan reforça boas práticas no uso da rede de esgoto em Florianópolis

Foto: Divulgação / Casan

Com as equipes de seu programa Trato pela Costa Norte, a Casan está reforçando em Florianópolis orientações para uso adequado dos sistemas de esgotamento sanitário. Os profissionais levam as informações aos moradores nas vistorias gratuitas realizadas nos bairros Ponta das Canas, Cachoeira do Bom Jesus, Praia da Daniela e Praia do Forte.

Desde seu início, em 22 de março de 2024, o projeto já realizou mais de 4 mil vistorias em quase 3 mil. Como resultado, foram emitidos 549 certificados, sendo 291 para imóveis que corrigiram problemas identificados na primeira vistoria. Até agora, 2.400 imóveis apresentaram irregularidades que precisam ser solucionadas para evitar impactos no sistema e na qualidade de vida da comunidade.

Prevenção contra entupimentos e extravasamentos

O uso adequado da rede de esgoto é fundamental para evitar problemas como entupimentos e extravasamentos, que frequentemente exigem ações emergenciais das equipes operacionais da CASAN.

Grande parte das obstruções nas tubulações ocorre por conta do descarte inadequado de resíduos como gordura, plásticos, panos, fraldas, tijolos, cabelos e preservativos. Além de bloquear o fluxo nas redes coletoras, esses materiais podem provocar o retorno do esgoto para as ruas e residências, causando transtornos e riscos à saúde.

Outro problema frequente é a ligação de água da chuva ao sistema de esgoto, que sobrecarrega a rede e prejudica o funcionamento das estações de tratamento. A interligação inadequada das redes de drenagem e esgoto aumenta o risco de extravasamentos, especialmente durante chuvas intensas, impactando negativamente o ambiente urbano e a operação do sistema de saneamento.

Orientações para o uso correto da rede de esgoto

A CASAN reforça que pequenas atitudes cotidianas podem evitar problemas maiores e garantir a eficiência da rede de esgoto. Entre as principais orientações estão:

– Não descarte lixo no vaso sanitário, incluindo plásticos, cotonetes, preservativos e cabelos.

– Evite despejar óleo de cozinha na pia, pois ele se solidifica nas tubulações, causando obstruções.

– Mantenha ralos de pias e chuveiros sempre limpos, evitando que resíduos sólidos entrem no sistema de esgoto.

– Nunca conecte calhas ou ralos que recebam água da chuva na rede de esgoto, para evitar sobrecarga e extravasamentos.

– Direcione a água do tanque e da lavanderia para o sistema de esgoto, e nunca para áreas abertas ou poços de visita.

– Não remova a tampa dos poços de visita da CASAN para escoar água da chuva, pois essa prática além de ser ilegal pode causar acidentes e comprometer o serviço público.

– Bairros que estão recebendo visitas: Cachoeira do Bom Jesus; São João do Rio Vermelho; Canasvieiras; Ponta das Canas; Ingleses; Praia Brava; Lagoinha do Norte

– Inspeções já realizadas desde março de 2024: 4.261

– Matrículas vistoriadas: 2.949

– Imóveis que já estavam regulares desde a primeira inspeção: 258

– Imóveis regularizados após orientação do programa: 291

– Imóveis ainda irregulares: 2.400

PARA AGENDAR VISTORIA: (48) 98876-8210. É possível entrar em contato também por aplicativo de mensagens.
OU PRESENCIALMENTE: Rua Rodolfo Hickel n° 350 – Canasvieiras – Florianópolis/SC.

Fonte: Governo de Santa Catarina

Compartilhar nas Redes Sociais

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais