Diretor de Operação e Expansão, Pedro Joel Horstmann, apresentando as ações da Casan para a Estação Verão – Foto: Eduardo Valente/SECOM

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) apresentou na manhã desta segunda-feira, 16, no lançamento da Estação Verão SC 2024/2025, o seu plano de ações para a Estação Verão. O evento foi realizado no Grupamento de Busca e Salvamento dos Bombeiros Militares, na Beira-Mar Norte, em Florianópolis, com a presença do governador Jorginho Mello, do presidente da Casan, Edson Moritz, autoridades e imprensa.

A expectativa é receber 3,1 milhões de turistas entre dezembro de 2024 e março de 2025, com um reforço significativo em segurança e novos investimentos para atender às necessidades dos visitantes. “Estamos preparados, com equipes reforçadas, e vamos atender muito bem esses mais de 3 milhões de turistas que chegam a Santa Catarina. Vamos fazer a Estação Verão mais segura de todos os tempos com esses investimentos do Governo do Estado em várias áreas, para garantir essa tranquilidade para quem vem de fora e pra quem vive aqui”, colocou o governador Jorginho Mello.

Pela Casan, serão investidos R$ 95 milhões em ações específicas, mas a preparação já ocorreu ao longo do ano com investimentos em infraestrutura de água e esgotamento sanitário, para atender as demandas nos municípios em que opera. A apresentação foi feita pelo diretor de Operação e Expansão, Pedro Joel Horstmann. “A primeira ação importante para a Estação Verão foi o planejamento que vem desde o fim da temporada passada, com reuniões alinhando as melhorias para os sistemas e serviços. Com esse investimento e obras e ações já feitas no decorrer do ano, vamos conseguir ampliar o nosso atendimento nas regiões litorâneas, sobretudo nas áreas com maior concentração populacional”, explicou o diretor Pedro Joel.

Com a chegada da Estação Verão e o aumento de turistas, o planejamento inclui incremento de pessoal e de equipamentos no setor de água (contratação de caminhão pipa, novos geradores e boosters, manutenções preventivas de ETAs) e de esgoto (contratação de caminhões para limpeza periódica de redes, manutenções preventivas em ETEs e Estações Elevatórias).

Ao longo de 2024, foram entregues 45 reservatórios de água, perfurados 25 novos poços de captação de água pelo Estado, entregue uma Estação de Tratamento de Água em Apiúna (com previsão de operação da nova ETA em Araquari até o fim do mês) e cinco Sistemas de Esgotamento Sanitários em Xanxerê, Ipira-Piratuba, Coronel Freitas, Mafra e Bom Jardim da Serra, com previsão de entrega da ETE João Paulo em Florianópolis no primeiro trimestre de 2025.

Instalação de Reservatório de Aço Inoxidável na Praia Brava, em Florianópolis – Foto: Divulgação /Casan

Região Metropolitana

Na Região Metropolitana da Capital, a Companhia prevê melhorias no setor de água e entre as ações estão uma nova Adutora de Água Tratada para o abastecimento do Sul da Ilha; a perfuração de poços nos bairros Tapera, Rio Tavares, Ingleses, Rio Vermelho e Praia Brava; e a instalação de dois reservatórios na Praia Brava (um de aço inoxidável de 100 mil litros e outro de aço vitrificado de 200 mil litros). Também estão previstas para a Capital a locação de caminhões-pipa, novos geradores e boosters para levar água às áreas mais altas, ampliação da captação do Sistema Integrado de Abastecimento (Santo Amaro da Imperatriz, Palhoça, São José, Biguaçu, Florianópolis), manutenções preventivas nos sistemas de bombeamento e melhorias de rede.

Já para o setor de esgoto, a Casan prevê mais caminhões para intensificar as limpezas de redes, manutenção diária da infraestrutura do tratamento (Estações Elevatórias e Estações de Tratamento de Esgoto) e o atendimento a caminhões limpa-fossa nas ETEs Ingleses e Canasvieiras. Vale lembrar que ao longo de 2024, a ETE Ingleses também passou por uma série de expansões na sua área de atendimento e ampliou o número de unidades consumidoras atendidas.

Litoral Norte

No Litoral Norte, o investimento nos municípios da região operados pela Casan – Araquari, Balneário Barra do Sul, Balneário Piçarras, Luiz Alves e Barra Velha – inclui melhorias nos serviços de água e esgoto. Entre os principais investimentos estão a nova Estação de Tratamento de Água de Araquari e a Ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Balneário Piçarras para as Bacias 5 e 6.

Outros investimentos relevantes são a manutenção preventiva dos Sistemas de Abastecimento e Esgotamento Sanitário, os contratos de ampliação de rede e melhoria operacional, a Adutora de Água Bruta em Araquari, a implantação de nova rede para abastecimento do Bairro Itajuba em Barra Velha, a compra de novos geradores para as ETAs e o contrato de caminhão hidrovácuo para desobstrução de redes. Também estão previstas melhorias de rede e de bombeamento para atendimento de regiões mais distantes.

Litoral Sul

Na região, a maior concentração de investimentos está em Laguna, que terá 2,25 milhões de litros a mais de água com os novos reservatórios nos bairros Itapiruba, Caputera, Praia do Sol, Laguna Internacional e Mar Grosso. A cidade também vai receber novos conjuntos bombeadores, substituição de redes e uma modernização na Estação de Tratamento de Água. Em Passo de Torres, os investimentos estão concentrados em um novo reservatório de aço e revestimento epóxi com capacidade para 2,5 milhões de litros para abastecer toda a cidade; um novo reservatório de aço inoxidável de 200 mil litros para a região de Bella Torres; e uma Lagoa de Estabilização de Água Bruta com reserva de até 6 milhões de litros. Em Garopaba e Paulo Lopes, o investimento se concentra na construção de novos reservatórios de 2,05 milhões de litros de água e melhorias no bombeamento de água.

Fonte: Governo de Santa Catarina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *