Atlético-MG e Vasco abrem os confrontos, em BH, enquanto os clubes mais populares do país, Flamengo e Corinthians, decidem a última vaga
28 set
2024
– 23h25
(atualizado em 29/9/2024 às 01h28)
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou neste sábado (28) as datas e os horários das semifinais da Copa do Brasil. Atlético-MG e Vasco abrem as disputas na próxima quarta-feira, dia 2 de outubro, em Belo Horizonte, enquanto Corinthians x Flamengo encerram os confrontos no dia 20, em São Paulo.
Os clubes mais populares do país, Flamengo e Corinthians, fecham a semifinal no domingo de tarde, às 16h, na Neo Química Arena, em São Paulo. Ou seja, a dupla vai a campo ciente do adversário que enfrentará na decisão da competição nacional, visto que Atlético-MG e Vasco se enfrentam no sábado, dia 29 de outubro, em São Januário.
Os jogos aos finais de semana ocorrem de forma inédita nas fases decisivas da Copa do Brasil. Os duelos de ida e volta da grande final, por exemplo, acontecerão em dois domingos: dias 3 e 10 de novembro.
Semifinais Copa do Brasil
19h15: Atlético-MG x Vasco – Arena MRV (MG)
21h45: Flamengo x Corinthians – Maracanã (RJ)
18h30: Vasco x Atlético-MG – São Januário (RJ)
- Domingo, 20 de outubro de 2024
16h: Corinthians x Flamengo, Neo Química Arena (SP)
Alterações no calendário
A CBF tinha semana do dia 17 de outubro como projeção inicial para disputa da semifinal da Copa do Brasil. Acontece que a Conmebol forçou uma mudança de planos por parte da entidade com a divulgação do calendário da Copa Sul-Americana e da Libertadores. Nesse cenário, a Confederação Brasileira buscou uma saída junto aos quatro clubes envolvidos no torneio nacional.
Além disso, a definição das datas da Copa do Brasil influenciou diretamente no calendário do Brasileirão 2024. Isso porque os jogos da 30ª rodada Série A que aconteceriam nos dias 19 e 20 de outubro, envolvendo os semifinalistas, também passaram por alterações neste sábado (28).
São Paulo e Vasco agora se enfrentam na quarta-feira, dia 16 de outubro, às 21h45, no Morumbis. O Atlético-MG encara o Fortaleza, também fora de casa, na mesma data e horário. O clássico entre Flamengo e Fluminense antecipou para quinta-feira, 17 de novembro, às 20h, e também ocorre simultaneamente ao duelo entre Corinthians x Athletico.
Corinthians reclama
O Corinthians não ficou nada satisfeito com as datas. Em nota oficial, o Timão questionou a CBF.
“Além de ser uma afronta ao calendário, desrespeita não apenas o Corinthians, mas também a competição como um todo. É inadmissível que, em uma competição de tamanha relevância, decisões sejam tomadas favorecendo um clube em detrimento dos demais, especialmente quando já foi amplamente divulgado que o Corinthians disputa simultaneamente três competições, e qualquer alteração gera sérios prejuízos ao nosso planejamento esportivo. O respeito ao cronograma pré-estipulado deveria ser uma prioridade da CBF, que, infelizmente, demonstra, mais uma vez, falta de compromisso com a equidade e a transparência. O Corinthians não pode aceitar passivamente que mudanças sejam feitas para atender interesses individuais, colocando em risco a integridade da competição e o desempenho das equipes envolvidas”, diz trecho da nota.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.