Cerimônia na Alesc marca os 25 anos do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Santa Catarina

Foto: Rodolfo Espínola / AgênciaAL

Uma solenidade na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) na noite desta quinta-feira, 27, marcou os 25 anos do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim/SC). O evento, realizado no Plenarinho, contou com a presença de autoridades, conselheiras e ex-integrantes que foram homenageadas pela sua atuação ao longo dessas mais de duas décadas.

Desde a publicação da lei que criou o Cedim, em 1999, o Conselho vem contribuindo no fortalecimento da igualdade de gênero e no trabalho de inclusão da população feminina nas atividades políticas, econômicas, sociais e culturais; além da prevenção e combate à violência contra a mulher e ampliação do controle social.

Em seu discurso a presidenta do Cedim, Rosaura Rodrigues, destacou a organização das mulheres nos conselhos e da luta por políticas públicas. Ela também chamou a atenção para os índices de violência contra mulheres. “Nesses 25 anos a violência contra a mulher continua alarmante e a partir de 2015, quando foi sancionada a lei do feminicídio, podemos dizer que as mulheres continuam morrendo por ser mulheres”, citou.

A secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), Maria Helena Zimmermann, salientou que o Governo do Estado está comprometido na elaboração do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres e principalmente em combater a violência contra as mulheres. “Inclusive tratamos sobre esse tema recentemente no Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) e elaboramos propostas que agora serão implantadas”, disse.

A solenidade teve ainda homenagens a 22 mulheres que fizeram parte da história do Cedim e auxiliaram o Conselho das mais diversas formas.

Sobre o Cedim/SC

O conselho é um órgão colegiado, de caráter permanente, deliberativo e consultivo de composição paritária, com a finalidade de formular diretrizes e políticas públicas para assegurar os direitos das mulheres, atuar no controle social. Ao todo, entre titulares e suplentes, são 24 representes da sociedade civil e 18 de órgãos governamentais.

Mais informações:
Jornalista Helena Marquardt (Assessoria de Comunicação) – 
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916
e-mail: [email protected]

Fonte: Governo de Santa Catarina

Compartilhar nas Redes Sociais

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais