Expansão do uso de GNV está estimulando o mercado e fortalecendo a infraestrutura necessária para a sustentabilidade do setor de transportes – Foto: Divulgação / SCGÁS
Santa Catarina está se consolidando como referência nacional na utilização de gás natural em veículos pesados. Empresas como Charrua, Reiter Log, Mercado Livre, TKE, Coopercarga, ECO URBIS e Fontanella já operam frotas 100% movidas a GNV (Gás Natural Veicular) de fábrica. A contratação na modalidade frotista se mostra vantajosa para essas empresas ao proporcionar uma economia média de 20% no abastecimento e contribuir para a redução de até 95% das emissões de CO2.
Esses corredores se estendem a partir da região litorânea até cidades como Lages, Pouso Redondo, Campos Novos, Santa Cecília, Mafra, Vargem Bonita, Chapecó e Maravilha. A extensão faz parte da estratégia de interiorização veicular da SCGÁS, que está implementando estações de abastecimento em alta vazão para garantir a eficiência no abastecimento das frotas.
A companhia catarinense mantém uma rede de 140 postos de abastecimento de GNV distribuídos pelo estado, com 62 corredores localizados em pontos estratégicos sobre as rodovias federais BR-101, BR-282, BR-280 e BR-470. Em outubro de 2022, foi iniciada a operação do primeiro posto com abastecimento de GNV em alta vazão do estado, no município de Araquari, reduzindo significativamente o tempo de abastecimento para a frota pesada.
O objetivo é expandir essas operações em locais estratégicos, garantindo um abastecimento eficiente e contínuo de GNV nos corredores que conectam o intenso fluxo de veículos pesados entre Santa Catarina e outras regiões. Com a instalação de novos postos de abastecimento em alta vazão, a SCGÁS busca atender de forma ainda mais eficaz as demandas das frotas pesadas, proporcionando maior agilidade e eficiência no abastecimento.
A expansão do uso de GNV está estimulando o mercado e fortalecendo a infraestrutura necessária para a sustentabilidade do setor de transportes em Santa Catarina. Além de proporcionar economia e reduzir a poluição, essa iniciativa promove a contratação de frotas próprias e impulsiona o mercado de biometano no estado.