Como as lendas sobre bruxas da Ilha da Magia foram construídas ao longo dos séculos? De que maneira afetam a identidade cultural da capital catarinense? De onde surgiram essas histórias? São algumas das questões respondidas pelo documentário “Bruxas da Ilha”, produzido por estudantes do curso de História do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Ao longo de 50 minutos, a produção mergulha nas raízes históricas e nas lendas que moldaram a cidade de Florianópolis, que tornou-se mundialmente conhecida como “Ilha da Magia”. O projeto, orientado pela professora Ana Luiza Santiago, propõe uma narrativa acessível e envolvente, que combina pesquisa histórica e produção audiovisual.

O documentário foi produzido para a disciplina de Imagem e Som II, do curso de graduação em História, dentro do Laboratório de Imagem e Som (LIS), da Udesc Faed, e está disponível na íntegra no perfil oficial do projeto no Youtube.

Pesquisa histórica e entrevistas

O trabalho de produção e pesquisa para elaboração do documentário contou com consulta a documentos históricos, como livros e notícias em jornais, entrevistas com historiadores e escritores locais, além de depoimentos de moradores que relatam histórias reais envolvendo as lendas da Ilha da Magia. Um dos livros consultados, por exemplo, foi “Encontros Noturnos: bruxas e bruxarias na Lagoa da Conceição”, de Sônia Maluf, que faz uma análise das origens das lendas.

O vídeo também passa pela obra de Franklin Cascaes, um dos mais influentes pesquisadores da cultura açoriana, que deu vida fictía por meio de desenhos a entes fantásticos como bruxas, lobisomens e boitatás. 

De acordo com os estudantes de História, ao longo dos séculos, histórias de bruxas, crenças populares e tradições culturais se entrelaçaram e criaram um imaginário rico que continua a influenciar a identidade da cidade. “No documentário tentamos descobrir como as lendas e acontecimentos históricos contribuíram para a construção de uma identidade única, lembrada até hoje na cultura e no cotidiano de Florianópolis”, comentam.

Acesse o documentário na íntegra pelo no perfil oficial do projeto no Youtube.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: [email protected] 

Fonte: Governo de Santa Catarina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *