Após aliança com PSD, líder do União Brasil tenta contar com o apoio do governo para se contrapor a Hugo Motta
O líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), vai conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na 4ª feira (11.set.2024) sobre a sucessão na Câmara dos Deputados.
O deputado busca trazer o governo para o seu lado depois que firmou aliança com PSD. Juntos, os 2 partidos têm 6 ministérios no Executivo.
Apesar de Lula costurar um acordo para a candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB), ainda não há nada fechado. Elmar pretende explorar o fato de que se Motta for apoiado pelo atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o PL também deve dar suporte ao líder do Republicanos –e ter exigências para isso.
Além disso, a frente entre União Brasil e PSD quer mostrar ao governo ser mais de centro e menos à direita que Motta. Elmar e Antonio Brito (PSD-BA), outro postulante à presidência da Casa Baixa no próximo ano, exploram a proximidade de Hugo com o ex=deputado Eduardo Cunha, algoz do impeachment de Dilma Rousseff (PT).
Elmar terá uma prévia do encontro com Lula nesta 3ª feira (10.set). O deputado conversará com o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e pode ter alguma sinalização sobre os caminhos a serem seguidos pelo Planalto.