Fotos: Leo Munhoz/Secom

O governador Jorginho Mello vistoriou, nesta sexta-feira, 3, as obras de dragagem do rio Itajaí-Açu, em Rio do Sul. Ele esteve na cidade do Alto Vale acompanhado do secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, coronel Fabiano de Souza. A obra é uma ação inédita do Governo do Estado para proteger a população e prevenir enchentes, alagamentos, perdas de vidas e bens materiais.

“É uma obra que não vai parar, tem duas licitações vindo aí, Rio do Oeste e outro trecho daqui de Rio do Sul. É uma obra que há muitos anos precisava ser feita e nós como estamos passando o governo a limpo em todas as áreas, essa era uma grande preocupação porque as pessoas sofrem muito aqui. O que nós estamos fazendo aqui é uma política pública que vai continuar. Eu tô muito feliz em poder estar honrando esse compromisso com o povo da região. O projeto é um todo: a limpeza, o desassoreamento e a remoção”, explicou o governador Jorginho Mello, lembrando que a obra começou em maio de 2024, está orçada em R$ 16 milhões e abrange uma área de 8,2 km de extensão com o objetivo de melhorar a segurança hídrica da região.

O projeto saiu do papel depois de 40 anos de espera por parte dos moradores do Vale do Itajaí. Atualmente, já foram removidos, ao longo de seis quilômetros do rio Itajaí-Açu, aproximadamente 100.000m³ de lama, areia e detritos de toda espécie.

“No curso desse contrato nós tivemos chuvas, rio acima de 4 metros, rio abaixo de 1,5 m, então algumas interrupções. Com o Tribunal de Contas a gente conseguiu fazer prorrogação desse contrato e a gente imagina que, nesse tempo ainda que falta, eles consigam fazer praticamente toda a obra. O que eles não terminarem, como a gente vai fazer inúmeros outros trechos a gente vai colocar o trecho faltante nas outras licitações”, salientou o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, coronel Fabiano de Souza.

O trabalho foi suspenso no dia 20 de dezembro do ano passado para as festividades de final de ano e retomado já no último 2 de janeiro. A expectativa agora é de que mais 700 metros de desassoreamento sejam entregues até o próximo dia 10 de janeiro.

Fonte: Governo de Santa Catarina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *