A transformação digital tem se mostrado uma força poderosa na modernização do setor público. Na ENA, Fundação Escola de Governo, essa mudança está sendo conduzida com a adoção de tecnologias inovadoras para melhorar a qualidade e a eficiência dos cursos oferecidos aos servidores públicos.
A ENA utiliza o Moodle, um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) open source, utilizado pelas principais universidades do Brasil, como UDESC e UFSC. “Mantemos o Moodle sempre atualizado com a última versão e com os principais plug-ins, oferecendo um suporte técnico de excelência aos usuários”, explicou Estevão Roberto Ribeiro, presidente da ENA. Trabalhamos no sentido de divulgar a capacidade que o Moodle da ENA tem de hospedar cursos de diversos órgãos do Estado e os números crescentes de acessos indicam que a ENA está obtendo sucesso neste trabalho.
Impacto na Qualidade e Eficiência
A utilização de um Ambiente Virtual atualizado e com interface amigável, a exemplo do AVA ENA Virtual, não só contribui para a oferta de cursos online de qualidade, mas também os presenciais, proporcionando um apoio eficaz ao ensino híbrido. “O uso do Moodle tem aprimorado significativamente a qualidade da Educação a Distância e a eficiência na administração dos cursos”, acrescentou Estevão.
Engajamento e Acessibilidade
Para garantir a acessibilidade e o engajamento de todos os servidores públicos, a ENA adotou medidas robustas. “O Moodle é compatível com o WCAG 2.1 AA e integra o Vlibras, um projeto do MEC que facilita a acessibilidade”, destacou Estevão.
Desenvolvimento e Atualização de Conteúdos
A atualização constante do AVA ENA Virtual e a pesquisa de novas funcionalidades são prioridades na ENA. “Estamos em constante atualização e sempre buscamos novas funcionalidades que agreguem valor ao ambiente de aprendizagem”, disse Luiz Fabiano da Silva, gerente do ENA Virtual.
Feedback e Melhoria Contínua
A ENA valoriza o feedback dos participantes dos cursos para aprimorar continuamente suas ofertas. “Antes de emitirmos o certificado, solicitamos que o aluno responda uma enquete avaliando vários aspectos do curso. É obrigatório que o aluno faça essa avaliação antes de receber o certificado. Esses feedbacks são fundamentais para nossas melhorias internas”, explicou Patrícia Kalabaide, gerente de Formação Profissional – GEFOP.
Futuro e Inovação
A ENA planeja continuar inovando na educação a distância e na formação dos servidores públicos. “Já integramos o BigBlueButton, um sistema de conferência similar ao Meets e Zoom, e estamos modernizando nosso sistema de certificados”, finalizou Ana Paula Carneiro, da coordenação Pedagógica.