As eleições deste ano serão as primeiras municipais em que terá a participação das federações. A Federação Brasil da Esperança buscou, em primeiro lugar, promover uma integração entre as siglas que a compõem e terão uma mulher concorrendo ao cargo de prefeita, algo que Tubarão não via há mais de 40 anos.

Como o seu partido está se preparando para as eleições de 2024 em termos de estratégia de campanha e mobilização de filiados?

As eleições deste ano serão as primeiras municipais em que teremos a participação das federações. A Federação Brasil da Esperança buscou, em primeiro lugar, promover uma integração entre as siglas que a compõem: PT, PCdoB e PV. Além disso, cada partido buscou reoxigenar sua representação e isso será claramente notado nas chapas proporcionais.

Quais são as principais prioridades e propostas do seu partido para o próximo mandato, e como vocês planejam comunicá-las ao eleitorado durante a campanha?

Há temas obrigatórios na eleição deste ano. Um deles é a transparência e o resgate do papel da Câmara de Vereadores como poder fiscalizador do governo. Nossos vereadores se comportaram como capachos do governo e as consequências estão aí. Outro tema que não pode deixar de ser debatido é a preparação da cidade para grandes volumes de chuva. Vamos usar os canais disponíveis, como os horários eleitorais de rádio e TV e a internet, para dialogar sobre esses e outros temas com a população.

Quais desafios você prevê para o pleito de 2024, especialmente considerando o contexto político e social atual?

O mundo todo vive o desafio de contar a disseminação criminosa de notícias falsas e não é diferente nas nossas eleições municipais. O uso de ferramentas de inteligência artificial vai tornar esse cenário ainda mais desafiador.

Como o seu partido está lidando com questões relacionadas à transparência e integridade eleitoral, especialmente após discussões sobre segurança cibernética e desinformação?

O governo do ex-prefeito Olavio Falchetti teve uma forte marca de transparência e respeito ao dinheiro público. Desenvolvemos muitas ferramentas no Portal da Transparência e abrimos as portas para órgãos externos, como o Observatório Social. É preciso reforçar esse compromisso. Quanto a segurança cibernética e desinformação, ficaremos atentos para denunciar abusos. A Justiça Eleitoral precisará ser muito ágil e eficiente nessa pauta.

Em termos de coalizões políticas e alianças, como o seu partido está buscando formar parcerias estratégicas para fortalecer suas chances eleitorais em 2024 ou pretende ir de chapa pura? Há algum partido que vocês não coligam em hipótese alguma?

O presidente Lula ensinou ao mundo a fórmula de conter o avanço da extrema-direita antidemocrática: dialogar com todos os setores que tenham a democracia como pilar político. Precisamos levar à risca essa lição e debater com todos os campos políticos que respeitem as instituições. Já temos uma proximidade natural com os partidos de centro-esquerda e estamos dispostos a conversar com todos, exceto os extremistas que não respeitam a democracia.

Em relação à atual gestão municipal, qual o posicionamento oficial do partido? Como avaliam a atual gestão da cidade? Que nota (de zero a dez) o partido de vocês dá para os atuais mandatários?

É uma gestão que naturalmente frustrou e decepcionou o eleitor de Tubarão. O compromisso com a transparência é também uma forma de garantir a estabilidade política da cidade.

Após o fechamento da janela partidária em abril deste ano, como está a situação do seu partido na cidade? Quantos vereadores tem atualmente, prefeito ou vice-prefeito?

Teremos uma mulher concorrendo ao cargo de prefeita, algo que Tubarão não via há mais de 40 anos. Essa já é uma novidade considerável e que apenas o PT foi capaz de nos proporcionar. Teremos ainda uma robusta chapa de pré-candidatos a vereadora e vereador, com a representatividade que a população de Tubarão precisa.

Para a eleição proporcional, o partido apresentará uma nominata completa de candidatos a vereadores? Quantas cadeiras pretendem conquistar nesta eleição de 2024? 

Teremos chapa completa e vamos eleger ao menos dois vereadores.

O partido possui pré-candidato(a) à prefeitura ou à vaga de vice-prefeito(a)? Se sim, levarão a candidatura até a convenção partidária e, consequentemente, até o dia da eleição, ou há possibilidade de desistência para junção a outro projeto político na cidade?

Temos uma pré-candidata a prefeita e um pré-candidato a vice. Uma mulher e um negro. Dois servidores públicos que conhecem a administração pública e o dia a dia do nosso cidadão. Discutiremos qualquer proposta democrática que nos seja apresentada, mas não temos dúvidas de que Tubarão precisa da representatividade que a nossa chapa apresenta.

Qual mensagem o partido gostaria de transmitir aos eleitores da cidade para as eleições de 2024?

As duras lições que os últimos anos trouxeram precisam ser assimiladas pelo eleitor tubaronense. O compromisso com gestão ética e transparente precisa ser inegociável. Uma Câmara de Vereadores combativa poderia ter evitado muita coisa.


As perguntas que estão em negrito foram feitas pelo O IMPARCIAL NEWS e respondidas pelo entrevistado em 08 de julho de 2024.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *