Fotos: Divulgação / CBMSC
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) formou na manhã desta quarta-feira, 11, mais 49 guarda-vidas civis para atuar nas cidades de Itajaí, Navegantes, Penha e Piçarras. Eles irão trabalhar ao longo da alta temporada do Estação Verão que inicia na próxima segunda-feira, 16. Ainda houve a formatura de 15 alunos da primeira turma do projeto Jovem Guarda-Vidas, que ao longo do curso foram capacitados para agir de maneira preventiva em situações de risco em ambientes aquáticos.
Todos os anos, o CBMSC capacita pessoas da comunidade para trabalharem como Guarda-Vidas Civis Voluntários no Litoral, nas lagoas e represas do estado. As aulas práticas do curso na região ocorreram nas praias de Itajaí e na piscina do 7º Batalhão de Bombeiro Militar (7ºBBM). Nas aulas teóricas foram abordadas disciplinas como a recuperação de afogados, noções sobre o ambiente marinho, técnicas básicas e avançadas de salvamento aquático, legislação do tráfego marítimo além de um intenso treinamento físico.
O projeto Jovem Guarda-Vidas orienta os jovens sobre o uso seguro das praias e outros locais aquáticos de lazer, incentivando a convivência harmoniosa entre as pessoas e o meio ambiente, contribuindo, dessa forma, para uma sociedade mais segura e promovendo o exercício pleno da cidadania.
A solenidade ocorreu na Praia Brava, e contou com a presença de autoridades como o ex-comandante geral do CBMSC, Coronel Onir Mocellin, comandante do 7°BBM, tenente-coronel George De Vargas Ferreira e o secretário de Segurança Pública municipal, Marcelo Szynkaruk.
Ao todo, estão em formação no estado cerca de 1.800 guarda-vidas civis que atuarão em 411 postos. A alta temporada segue até 9 de março.