Exposição no Museu da Udesc celebra vida e obra de Norma Bonilla

A partir desta quinta-feira, 12 de setembro, o Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), apresenta a exposição inédita “60×80 Sal, Tierra y Fuego”. A mostra segue até 28 de setembro e reúne pinturas e obras em cerâmica produzidas por Norma Bonilla, artista visual natural do Uruguai e radicada no Brasil.

A apresentação celebra os 60 anos de carreira e os 80 anos de vida da artista, combinando produções artísticas de suas primeiras fases e criações recentes e inéditas.

Com trajetória marcada pela integração entre a tradição cerâmica e a inovação contemporânea, as esculturas, painéis e murais de Norma Bonilla são executados com a técnica de engobe e inspirados no período pré-colombiano, com uma fusão de elementos construtivistas. A artista se destaca ainda na pintura a óleo sobre tela, aplicando um estilo igualmente característico.

Nos anos 80, Norma foi a artista que trouxe o engobe milenar para Santa Catarina, uma técnica que enverniza a cerâmica a partir do brunido de pedras especificas contra a cerâmica ainda crua para ser levada ao forno.

Esta é a primeira vez que a artista expõe na Udesc. A mostra é aberta ao público e ocorre na sala Mutações do Mesc, em Florianópolis. A entrada é gratuita e a visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, e aos sábados, das 10h às 14h.

Visita guiada 

Além de prestigiar as obras, o público poderá interagir com a artista em uma visita guiada pela exposição, onde ela  compartilhará insights e histórias sobre sua produção diretamente com o público. Serão duas visitadas guiadas, nos dias 14 e 21 de setembro, às 17h.

Oficina e bate-papo

Artistas em formação e estudantes da Udesc poderão se inscrever também em uma oficina e em um bate-papo com a artista. Confira a seguir as informações:

  • Oficina com a artista | Aula explicativa: Norma Bonilla conduzirá uma aula detalhada sobre a técnica de engobe pré-colombiano, oferecendo aos participantes uma compreensão aprofundada de suas práticas. A atividade ocorre no dia 19 de setembro, às 16h, na Sala Cassandra do Mesc.

Estão disponíveis 25 vagas, gratuitas, e as inscrições podem ser feitas através do e-mail [email protected], com o título “Oficina com Norma Bonilla Mesc”. Podem se inscrever ceramistas em formação e alunos da Udesc.

  • Bate-papo com a artista: Já no 23 de setembro, às 17h, no auditório Mnemósine do Mesc, a artista discutirá o processo criativo por trás de seus painéis e murais com alunos e entusiastas da arte. A aula é gratuita, com 70 vagas, e as inscrições podem ser feitas através do e-mail [email protected], com o título “Bate Papo com Norma Bonilla Mesc”. Podem se inscrever artistas em formação e alunos da Udesc.

Outras informações sobre a mostra e a agenda de eventos complementares podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] .

Serviço

O quê: Exposição “60×80 Sal, Tierra y Fuego”, de Norma Bonilla;
Quando: de 12 a 28 de setembro de 2024;
Onde: Museu da Escola Catarinense (Mesc) – Rua Saldanha Marinho, 196 , Centro, Florianópolis/SC;
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, e aos sábados, das 10h às 14h;
Quanto: Evento gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: [email protected]
Telefone: (48) 3664-7934

Fonte: Governo de Santa Catarina

Compartilhar nas Redes Sociais

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais