Edital tem como foco pesquisas sobre florestas tropicais nas Américas e abordagens transdisciplinares para ambientes em mudança – Foto: Arquivo Inventário Florístico Florestal de SC/IFFSC

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) lançou no dia 12 de dezembro o edital de suplementação nº 65/2024, vinculado ao Programa Florestas Tropicais nas Américas: Abordagens Transdisciplinares para Ambientes em Mudança — Fase 2 (Seed Grant), fruto de uma parceria entre a Fapesc e o Inter-American Institute for Global Change Research (IAI), no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica Fapesc nº 006/2024.

A iniciativa tem como objetivo apoiar projetos de pesquisa e inovação que promovam uma abordagem transdisciplinar para o enfrentamento dos desafios ambientais das florestas tropicais nas Américas, diante das mudanças climáticas globais, integrando dados geoespaciais com o conhecimento tradicional local, com o intuito de gerar inovações que ajudem a preservar esses ecossistemas e garantir a manutenção dos meios de subsistência das comunidades que vivem nesses ambientes.

O edital visa ainda a criação de redes de colaboração entre pesquisadores, formuladores de políticas públicas e líderes comunitários para lidar com os problemas sociais e ambientais das florestas tropicais e das populações que delas dependem. O público-alvo da chamada-pública são pesquisadores catarinenses vinculados a Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) localizadas em Santa Catarina, que foram selecionados anteriormente na Fase 1 do programa. Os projetos devem adotar uma abordagem transdisciplinar, com equipes compostas por, no mínimo, três integrantes: um pesquisador da área de ciências sociais, um das ciências naturais e pelo menos um integrante não acadêmico, como formulador de políticas públicas ou líder comunitário. Além disso, as equipes devem contar com membros de pelo menos dois países da região das Américas, conforme as diretrizes do IAI.

:: Confira o edital

O objetivo geral do edital é fortalecer a colaboração entre pesquisadores de diferentes áreas e países para resolver problemas ambientais urgentes das florestas tropicais. Para isso, são estabelecidos objetivos específicos, como a promoção de investigações que integrem dados geoespaciais e o conhecimento local, o incentivo à colaboração entre pesquisadores e a capacitação de profissionais para adotar abordagens transdisciplinares no manejo das florestas tropicais.

O valor global do edital é de mais de R$ 1,2 milhão para financiar até cinco projetos de pesquisa, com limite de R$ 250 mil por projeto. O financiamento será concedido em parcela única e poderá ser utilizado para capital e custeio. O prazo de execução dos projetos será de até 12 meses, com possibilidade de prorrogação por mais 12 meses, caso o desempenho e o cumprimento das metas sejam satisfatórios. As propostas devem ser submetidas até 15 de janeiro de 2025, por meio do sistema SIGFAPESC, disponível no site oficial da Fapesc. O resultado da seleção será divulgado no dia 30 de janeiro de 2025.

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Gizely Campos / [email protected]
Telefone: (47) 99104-6738

Fonte: Governo de Santa Catarina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *