Dados são da Omie, plataforma gestão em nuvem; alta é frente o mesmo período de 2023
O Iode-PMEs (Índice Omie de Desempenho Econômico das Pequenas e Médias Empresas) registrou aumento de 8,6% no faturamento do setor no 3º trimestre de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023.
O estudo monitora o desempenho de empresas com faturamento anual de até R$ 50 milhões em 701 atividades econômicas.
De acordo com Felipe Beraldi, gerente de Indicadores e Estudos Econômicos da Omie, o mercado de trabalho aquecido e o consequente aumento no consumo doméstico impulsionaram esse crescimento, apesar das elevações nas taxas de juros realizadas pelo Banco Central.
“Em linhas gerais, a expansão do setor continua disseminada entre a maioria das atividades, considerando que, dos 22 subsetores da indústria de transformação acompanhados pelo Iode-PMEs, 16 mostraram progresso no período“, afirma.
Entre os setores analisados:
- comércio – teve o maior destaque, com um crescimento de 15,7%, impulsionado principalmente pelos segmentos de embalagens, alimentos e máquinas industriais;
- serviços – havia desacelerado no 2º trimestre, mas apresentou recuperação no 3º, crescendo 4%, impulsionado pelo aumento na renda das famílias;
- infraestrutura – cresceu 6,5%, após 2 trimestres de queda, com avanços em áreas como tratamento de resíduos, eletricidade e serviços especializados para construção.
A análise regional mostrou que as pequenas e médias empresas das regiões Sudeste e Nordeste cresceram 7,9%, enquanto a região Sul avançou 8,8%. Em contrapartida, as regiões Centro-Oeste e Norte apresentaram retração.