Projeção positiva se deve às Olimpíadas de Paris, realizadas em julho e agosto de 2024, segundo o Insee
O Insee (Instituto Nacional de Estatísticas e Estudos Econômicos) da França divulgou nesta 4ª feira (30.out.2024) que a prévia do PIB (Produto Interno Bruto) do país foi de crescimento de 0,4% no 3º trimestre de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023.
O aumento foi relacionado às Olimpíadas de 2024, realizados em Paris, capital da França, em julho e agosto de 2024. O fluxo de turistas atraídos pelas competições impulsionou os gastos dos consumidores, que cresceram 0,5% no 3º trimestre depois de permanecerem estáveis no 2º trimestre.
Essa aceleração do consumo reforça a previsão do Insee, que em setembro havia ajustado sua prévia de crescimento do PIB trimestral de 0,5% para 0,4%.
Analistas apontam que, embora modesto, o crescimento de 0,4% indica uma dinâmica econômica positiva.
No cenário político, depois de semanas de negociações, o presidente Emmanuel Macron nomeou o veterano conservador Michel Barnier, 73 anos, como novo primeiro-ministro em setembro. Barnier enfrentará o desafio de aprovar o orçamento de 2025 e lidar com o deficit público em um Parlamento marcado pela divisão pós-eleitoral.