Funcionários da PepsiCo em São Paulo suspendem greve

Os trabalhadores rejeitaram a proposta inicial da empresa, que oferecia 12 horas de trabalho por 2 sábados seguidos em troca de 1 sábado de folga; na imagem, a bandeira do Stilasp indicando a greve na fábrica

Depois de audiência no TRT-2, trabalhadores aceitam proposta que aumenta jornada diária em 20 minutos e estabelece um sábado livre por mês

Os funcionários da fábrica da PepsiCo em Itaquera, zona leste de São Paulo, encerraram a paralisação iniciada em 24 de novembro. Eles suspenderam a greve após um acordo, obtida em audiência no TRT-2 (Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região) na 2ª feira (02.dez.2024). O Stilasp (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Laticínios e Alimentação de São Paulo) negociou um pacto que altera a escala de trabalho e introduz novas condições para os empregados.

O acordo estabelece uma jornada diária de 20 minutos a mais. Com isso, os trabalhadores terão 1 sábado livre por mês. Além disso, o acordo prevê estabilidade de 45 dias, durante os quais a empresa só poderá demitir por justa causa.

A paralisação envolveu cerca de 600 funcionários em Itaquera e 700 em Sorocaba. A principal demanda foi uma mudança na escala de trabalho de 6×1 para 5×2, com folga aos sábados.

Os trabalhadores rejeitaram a proposta inicial da empresa, que oferecia 12 horas de trabalho por 2 sábados seguidos em troca de 1 sábado de folga. Em Sorocaba, a situação segue em aberto. Espera-se que a audiência no TRT-15 (Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região), em 4 de dezembro, discuta uma proposta semelhante à de Itaquera.

Em nota, a PepsiCo reafirmou a legalidade da escala 6×1. A empresa informou que o novo acordo entrará em vigor em 1º de janeiro de 2025. Ela destacou a importância do diálogo e da negociação e reafirmou seu compromisso com relações éticas e responsáveis. “A resolução é fruto do diálogo e do processo de negociação transitória pela companhia, buscando equilíbrio entre todas as partes envolvidas”, afirmou a PepsiCo.

Fonte: Poder 360

Compartilhar nas Redes Sociais

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais